O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) discute a regulação interna de exames por imagens ofertados aos hospitais regionais e unidades públicas de saúde de urgência. O propósito é aumentar a qualidade dos serviços prestados com maior agilidade e qualidade, priorizando o paciente interno, eliminando os desperdícios de tempo, recursos técnicos e humanos. O assunto foi abordado em reunião realizada nesta última quarta-feira, 27.

Para a superintendente do Huse, Adriana Meneses, o hospital está diminuindo o tempo de espera para acesso e realização do Serviço de Apoio Diagnóstico (SADT) que oferta exames complementares das linhas de cuidados da atenção básica e especializada. “Além da gigantesca demanda interna, o hospital oferta para a rede pública de urgência a realização de exames de imagem, tais como: ultrassonografias; ecocardiograma; endoscopia; colonoscopia; broncoscopia e tomografias sem contraste”, disse.

Conforme a superintendente, é importante discutir regularmente o processo de regulação interna dos exames de diagnóstico por imagem e a ferramenta interna de regulação para os serviços de exames ofertados à rede hospitalar de saúde para diagnóstico e apoio diagnóstico que faltam em algumas unidades.

“Essa reunião foi para entender como funciona a dinâmica da rede e proporcionar uma redução de tempo e resposta a serem efetuados esses exames, o Huse tem uma capacidade instalada maior, essa análise nos dá uma visão de como melhorar daqui para frente, aplicando tecnologia, otimizando a realização de alguns exames em outras unidades para ser mais ágil o diagnóstico do paciente. Nós continuamos reduzindo o tempo de resposta em relação à prestação desses serviços e vamos continuar avançando em nossas ações internas de melhoria e qualidade de assistência ao paciente do SUS e da rede hospitalar”, disse a superintendente.

A central de regulação de exames, um dos braços do Núcleo Interno de Regulação do Huse (NIR), apresentou uma análise situacional dos exames solicitados ao Huse por meio da rede hospitalar pactuada — Todos os Hospitais Regionais, UPA Zona Sul, UPA Zona Norte, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e o Hospital da Criança.

Para o médico regulador da Central de Regulação de Exames do Núcleo Interno de Regulação do Huse, Judson Tadey. “Esse trabalho é um apoio à regulação realizada na porta do hospital, nós otimizamos esse processo, possibilitando que o paciente possa vir com mais segurança para realizar o exame dentro do nosso hospital e retornar para a unidade onde ele está internado para que o médico possa tomar a conduta adequada”, afirmou.

Foto: Flávia Pacheco

O post Huse discute serviço de regulação interna de exames ofertados à rede pública de urgência apareceu primeiro em Saúde.