Visando à preservação da saúde dos trabalhadores com ações de prevenção, curativas e promoção dos autocuidados e a prática do bem-estar, o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), por meio do setor de humanização realiza o projeto de práticas integrativas “cuidando do cuidador”, com diversos serviços ofertados aos trabalhadores. São  disponibilizadas sessões de reiki, massoterapia, auriculoterapia, massagem corporal, escalda-pés, entre outras técnicas de relaxamento, ampliando as linhas de trabalhos da equipe multidisciplinar.

“O ambiente hospitalar é sempre de muita pressão e os profissionais de saúde estão a todo momento lutando para salvar vidas. Situação que foi muito mais impactante nestes dois últimos anos em virtude da pandemia de Covid-19, especialmente aqueles que trabalham na linha de frente assistencial. Estes heróis da saúde lutam incessantemente para salvar vidas, e como todas as lutas deixam marcas para quem está na linha de frente, por isso, é imprescindível cuidar da saúde física e psicológica”, afirma o Superintendente do Huse, Walter Pinheiro.

Segundo o psicólogo Dirceu Santos Betti, coordenador do setor, foi preciso ampliar esse tipo de atendimento aos funcionários, pois a saúde do trabalhador se dava apenas de maneira clínica, com atendimentos nas áreas de psicologia, psiquiatria e fisioterapia. “Essas práticas integrativas tem como objetivo de interagir e melhorar a qualidade de vida dos servidores de vários setores do hospital.” afirmou Dirceu.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares  determina oferecer conhecimento científico sobre as principais práticas integrativas e complementares, sendo elas: medicina tradicional chinesa, apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia, terapia de florais, yoga, dança circular/biodança e terapia comunitária.

O médico que atua no setor de intercorrências, Edney Vasconcelos, está atuando também na saúde do trabalhador. Ele relata que inicialmente essas práticas estão sendo voltadas para os profissionais do hospital, mas que o desejo é de expandir. “Pretendemos em 2022 expandir esse atendimento aos pacientes e aos acompanhantes.” disse Edney

O coordenador, Dirceu Betti, lembra que esses encontros têm também a intenção de apresentar para a equipe do Huse os entendimentos relacionados a fisiologia do corpo humano, a fisiopatologia das doenças crônicas degenerativas e os conceitos básicos das práticas integrativas regulamentadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A psicóloga, Marta Saré, que exerce suas funções na ala 600 do Huse, conta que esse trabalho realizado pela humanização serve como uma forma de aliviar a tensão do corpo e da mente. “Ficamos em uma rotina de trabalho muito intensa dentro do hospital, lidando com sofrimento humano e com óbito, cuidamos de tantas pessoas, e às vezes esquecemos de nos cuidar e, um momento como esse, serve para nos cuidarmos”, afirmou a psicóloga.

O post Huse promove ações voltadas para saúde do trabalhador apareceu primeiro em Saúde.