Nesta segunda-feira, 10, ocorreu no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), o evento “Abordagem em estomias na laringectomia total”, designado para enfermeiros, técnicos em enfermagem, fonoaudiólogos e estudantes.

O evento, organizado por fonoaudiólogos do Huse, teve o objetivo de treinar os profissionais do Huse sobre o procedimento da laringectomia total, que consiste na remoção cirúrgica total da laringe no caso de câncer. Esse órgão é importante para comunicação oral e, em alguns casos, o paciente pode perder capacidade da fala. A palestra ainda alertou sobre o hábito do tabagismo, a principal causa do câncer de laringe.

Para abordar o assunto, foram convidadas para o evento a fonoaudióloga especialista em Oncologia, Margareth Andrade e Tássia Coelho, que falaram sobre técnicas de como manejar pacientes com laringectomizados totais.

Margaret, também enfatiza sobre o contato dos profissionais de saúde com esses pacientes. “O objetivo é que enfermeiros e técnicos de enfermagem que não tenham contato com a oncologia reconheçam o quadro de câncer de cabeça e de pescoço, para saber como abordar e acolher o paciente”, declarou.

O post Huse promove educação continuada para profissionais da enfermagem e fonoaudiólogos apareceu primeiro em Saúde.