Procedimento implementado na unidade é considerado um avanço na saúde do estado

O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresentou os resultados da Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (Cpre), procedimento minimamente invasivo, realizado para tratamento de doenças benignas e malignas das vias biliares.

O procedimento implantado na unidade hospitalar em agosto de 2023 é considerado um avanço na saúde do estado, uma vez que o paciente acaba tendo uma recuperação muito mais rápida e uma desospitalização em torno de 24 a 48h. Até agora, já foram realizados 88 exames de Cpre.

Segundo o coordenador do setor de endoscopia do Huse, Bruno Correa, os números impactam positivamente no serviço ofertado pelo Huse e é motivo para comemorar. “É com grande satisfação e realização que observamos hoje esse quantitativo de exames realizados. A Cpre é um exame primordial para qualquer hospital terciário. Esses 88 pacientes foram internados no Huse com obstrução da via biliar, muitos desses com infecção grave instalada, seja por cálculos ou por tumores. A realização desse procedimento possibilitou a resolução do quadro por via minimamente invasiva (endoscópica), sem cortes, levando a uma recuperação mais rápida dos pacientes e também mais rápida desospitalização”, explicou. 

Sobre a Cpre

O exame é um tipo de procedimento minimamente invasivo realizado para tratamento de doenças benignas e malignas das vias biliares, possibilitando a drenagem da via biliar com a extração de cálculos (pedras), passagem de stents, em casos de obstrução por tumores, além de auxiliar na confirmação dos diagnósticos.

Para fazer o exame, a equipe responsável introduz um tubo com uma pequena câmera na ponta, desde a boca até o duodeno, objetivando observar o local onde os canais biliares se ligam ao intestino. O procedimento dura em média, entre 30 a 90 minutos, além de ser feito sob anestesia geral, para não causar dor ou desconforto ao paciente.

Fotos: Mário Sousa

O post Huse realizou mais de 80 procedimentos de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica em apenas quatro meses apareceu primeiro em Saúde.