Atividade alinha fluxos para envio de amostras para testes

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual, reuniu na manhã de quarta-feira, 12, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), as Vigilâncias Sanitárias Municipais de Sergipe, para apresentar informações e orientações aos seus coordenadores, sobre coleta, armazenamento, cadastro e envio de amostras de água para análise no Lacen.

Durante a reunião, a responsável pelo Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Gal) do Lacen, Lidiane Barreto, informou que Sergipe sediará o lançamento do novo sistema. Ela ressaltou ainda que o objetivo do encontro é fazer a atualização de todos os usuários que o utilizam.

“Orientaremos aos coordenadores de Vigilância Sanitária dos municípios, que utilizam o sistema, como será o novo cadastro individualizado. Ninguém poderá usar a senha de outra pessoa, para que quando o novo sistema entrar em funcionamento, tudo ocorra normalmente”, enfatizou a gerente do GAL.

De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria da SES, Alexsandro Bueno, o momento é de discussão com os coordenadores de vigilância sanitária do Estado. “Apresentamos as novidades em relação ao sistema de informações utilizado na vigilância em relação à qualidade da água. Este serviço é realizado pelos municípios e coordenado pelo Estado. Todo esse trabalho de monitoramento busca uma melhor qualidade da água utilizada pelos sergipanos”, afirmou Bueno.

Ainda segundo o gerente de Vigilância Sanitária do Estado, as intervenções que por ventura forem necessárias, caso alguma eventualidade de amostras fora do padrão ocorra durante esse monitoramento, o órgão pode interagir junto às companhias de abastecimento de água, evitando que a população seja prejudicada por decorrente dessas águas.

“Nosso Estado tem o prazer em falar que temos água de boa qualidade. Somos atendidos pelos melhores rios com os melhores índices de qualidade do Brasil, a exemplo do Rio São Francisco. A vigilância sanitária está atenta a todos os monitoramentos com a fiscalização. Podemos dizer com tranquilidade que o sergipano consome água de boa qualidade”, ressaltou Alexsandro Bueno.

Parceria

Para o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal da Barra dos Coqueiros, Adelon da Costa Santos, o trabalho em parceria realizado entre os municípios e o Estado é fundamental para a população. “Saio daqui com a sensação de dever cumprido, pois estamos nos atualizando sobre as normas para dar continuidade ao nosso controle de qualidade e segurança no fornecimento da água, que é analisada pelo Lacen, para a população barra-coqueirense”, enfatizou Adelon.

O post Lacen e Vigilância Sanitária Estadual orientam municípios sobre qualidade da água apareceu primeiro em Saúde.