Abril Verde é o mês direcionado à Campanha Nacional de Prevenção ao Acidente de trabalho. O objetivo é chamar a atenção para o tema, que pode salvar vidas. Em Sergipe, cerca de 1.388 profissionais sofreram algum tipo de agravo relacionado ao trabalho em 2021. O dado do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) reforça a necessidade do diálogo sobre a importância da segurança e saúde do trabalhador. 

Nesta segunda-feira,18, e terça-feira, 19,  a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes atua em algumas ações promovidas pelo SESMT/SES. Na manhã do dia 18, os servidores participaram da exposição Abril Verde e de uma explanação sobre a importância do trabalho na área hospitalar, ministrada pelo Técnico de Segurança do Trabalho da SES/ e da MNSL, Marcos Gonçalves de Chagas.

“A MNSL durante todo mês de Abril, estará com o letreiro que leva sua marca, iluminado  na cor verde para marcar o mês de Atenção às Vítimas de Acidente de Trabalho.  Nesta manhã, os servidores participaram além da exposição Abril Verde,  de uma sessão auto massagem e práticas corporais conduzidas pelo Núcleo de Atenção a  Saúde do Trabalhador (NAST). Já na terça-feira,  19, será realizada pela manhã, a palestra  “Classificação e Registro de Acidente de Trabalho e a tarde a palestra “Saúde Mental Relacionada ao Trabalho”, conduzida pelo psicólogo Elder Magno Freitas Santos”, disse  Marcos Gonçalves.

 Ele ressalta que no mês de abril, órgãos públicos e instituições aderem à campanha Abril Verde como uma mobilização mundial, realizada para promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro.  “Começamos os trabalhos sobre o Abril Verde, atentando para a importância da segurança e saúde do trabalhador. Dia 28 de abril é o dia mundial em memória das vitimas de acidentes e doenças do trabalho. O objetivo principal é reduzir os acidentes de trabalho e os agravos de saúde do trabalhador, além de sensibilizar e mobilizar a sociedade para a prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho”, ressalta Marcos.

 O técnico ressalta ainda que a exposição que promove o lançamento da campanha que foi realizada pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin20), que vem contribuindo com a implementação de políticas públicas na área de saúde e segurança do trabalho, promovendo o diálogo com a sociedade e envolvendo instituições públicas e privadas.

 Servidor Zen

O idealizador do Programa Servidor Zen, Gladernilson Silva, explica que o programa está inserido no NAST e funciona na SES, tendo um olhar específico sobre a saúde do trabalhador. “Hoje trabalhamos percepção corporal, temos que lembrar que nosso corpo é o principal instrumento de trabalho. É ele quem viabiliza a execução de todas as tarefas que temos atribuição, então nada melhor do que estarmos nos relacionando bem com o corpo para que ele possa nos proporcionar melhor eficiência na execução desse trabalho”, assegura. Ele ressalta ainda que as práticas corporais compreendem um trabalho dentro do aspecto da  prevenção de acidente de trabalho.

“Trabalhamos ainda com as danças circulares onde viabilizamos a conexão entre pessoas, visando harmonia e bom desempenho no trabalho”,  observa Gladenilson.

 Números

Em Sergipe, conforme os dados levantados pela Secretaria de Estado da Saúde, através do Sinan, de 2017 a 2021, no total, 2076 trabalhadores foram vítimas de acidente de trabalho c/exposição a material biológico. Neste mesmo período, 1.902 trabalhadores foram vítimas de acidentes de trabalho grave; 2 tiveram câncer relacionado ao trabalho; 10 trabalhadores tiveram dermatoses ocupacionais; 93 tiveram intoxicação exógenas; 105 tiveram LER/DORT; 55 tiveram perda auditiva induzida por ruído; 2 tiveram pneumoconiose e 45 foram diagnosticados com transtorno mental.

O post Maternidade Nossa Senhora de Lourdes participa de campanha sobre prevenção ao acidente de trabalho apareceu primeiro em Saúde.