Além disso, as unidades vinculadas à maternidade atenderam a população e tiveram números assistências expressivos no ano passado

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência estadual em partos de alto risco. Durante o ano de 2023, foram realizados mais de cinco mil partos, uma média de 420 partos por mês. As unidades vinculadas à maternidade como o Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (Crai), o Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido de Alto Risco ‘Maria Creuza de Brito Figueiredo’ (antigo Follow-up) e o Banco de Leite Humano ‘Marly Sarney’ (BLH) também realizaram vários atendimentos durante o ano.

De acordo com a diretora técnica da MNSL, a pediatra Roseane Porto, após a implantação do novo fluxo de acesso à maternidade realizado em outubro, onde as gestantes de alto risco devem ser reguladas pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) antes de serem admitidas, o número de partos teve uma pequena redução. “O fluxo foi instalado justamente para somente serem realizados partos de alto risco e não mais de risco habitual. As gestantes que vêm para unidade já devem vir reguladas para só atendermos os casos de alto risco”, informou.

Na MNSL, por ser uma unidade de alta complexidade, 55% dos partos são cesáreos. De janeiro até dezembro de 2023 foram realizados 5.028 partos, sendo 2.766 de partos cesáreos e 2.262 de partos normais. Como foi o exemplo da dona de casa Geislene Martins. Ela teve diabetes gestacional no final da gravidez e foi regulada para a MNSL, onde teve o bebê Caleb, no último dia 24 de dezembro, de parto normal. A irmã e acompanhante dela, Gislene Cruz, elogiou muito o atendimento na maternidade.

“Achei o atendimento aqui na maternidade maravilhoso. Desde que nós chegamos fomos bem acolhidas. Só tenho a agradecer e parabenizar todo o núcleo da maternidade, desde o pessoal da alimentação, da enfermagem, da limpeza, dos médicos, enfim de toda a equipe. Sei que cada um dá o seu melhor e ficamos felizes porque fomos bem recebidas e só temos a agradecer. Que Deus continue abençoando todos aqui, pois percebemos a dose de amor e de carinho em cada gesto. Nós vimos que eles trabalham por amor”, enfatizou.

Crai

O Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil de Sergipe (Crai) presta atendimentos para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual até 17 anos, 11 meses e 29 dias. O Crai Sergipe é o primeiro do Norte e Nordeste e o segundo do Brasil com espaço físico e assistência qualificada para o acolhimento infantojuvenil vítima de violência sexual. 

Durante 2023, o Crai realizou 2.325 atendimentos com psicólogos, 1.843 atendimentos médicos, sendo 1.328 atendimentos com ginecologistas e 122 com psiquiatra, e ainda 499 com o serviço social, entre outros.

De acordo com a superintendente da MNSL e coordenadora do Crai, Lourivânia Prado, cada caso requer um tipo de encaminhamento. “Alguns casos são direcionados ao atendimento psicológico, outros ao psiquiatra ou ginecologista e assim por diante. Além dos serviços citados, contamos com a parceria da Segurança Pública com o posto da delegacia e uma médica perita aqui, e ainda fazemos a notificação ao Ministério da Saúde e ao Conselho Tutelar”, explicou Lourivânia.

Antigo Follow-up

O Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido de Alto Risco ‘Maria Creuza de Brito Figueiredo’ (antigo Follow-up) acolhe e acompanha crianças desde o nascimento até os dois anos de vida. 

As especialidades oferecidas são em neonatologia, pediatria, genética médica, cirurgia pediátrica, neurologia, cardiologia, oftalmologia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, nutrição e enfermagem. 

Para a gerente do Ambulatório, Glória Barros, o serviço prestado na unidade é de suma importância, porque oferece em um único lugar toda a assistência interdisciplinar que a criança necessita. Ao todo foram realizados 14.617 atendimentos durante o ano.

Banco de Leite

O Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH) é referência para bancos de leite em Sergipe. Ele recebe a coleta de leite doado, faz o processo de pasteurização e envia à MNSL para alimentar os bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Neonatal (Utin). 

Em 2023 foram coletados 1.143 litros de leite humano e 1.567 recém-nascidos receberam este leite doado na MNSL. Há uma média de 50 doadoras por mês, mas ao longo do ano foram contabilizadas 900 mães doadoras. Sendo que algumas não doaram todos os meses.

Para doar, basta entrar em contato com o BLH por meio do número de telefone (79) 3226-6301, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e manifestar a intenção de colaborar ou comparecer na Rua Mato Grosso, s/n, bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju (SE). O Banco de Leite tem serviço de ‘rota’, onde os profissionais do BLH vão buscar o leite semanalmente na residência, facilitando a vida da doadora que não precisa se deslocar até o BLH.

Fotos: Ascom SES

O post Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realizou mais de cinco mil partos em 2023  apareceu primeiro em Saúde.