A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), gerenciada pela Secretaria do Estado da Saúde, atende gestantes de alto risco portadoras de patologias, como hipertensão, diabetes, cardiopatia e trabalho de parto prematuro. Entre os dias 01 e 03 de outubro, a unidade realizou 99 atendimentos às gestantes de alto risco, sendo 41 internamentos que resultaram em 46 partos. Os demais receberam alta após avaliação, com exceção de duas a pacientes que foram transferidas para maternidade que atende o perfil de risco habitual. Foi o que informou a gerente do Pronto Socorro da MNSL,  Mércia Carina Pena Fonseca, nesta segunda-feira, 04.

Na MNSL estão disponíveis 72 leitos, desses, 45 são para obstetrícia clínica e 27 cirúrgicos, além de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, pediatras, neonatologistas, psicólogos, nutricionistas, assistente social entre outros profissionais.

“As pacientes são avaliadas pelos profissionais da unidade e posteriormente classificadas de acordo com o risco gestacional. As consideradas de risco habitual são encaminhadas para uma unidade direcionada ao tratamento ou até mesmo para o pré-natal. Já as pacientes de alto risco ficam na instituição e recebem atendimento multiprofissional”, orientou Mércia.

O Centro Obstétrico é responsável pelo atendimento à população, e registrou no final de semana 50 atendimentos, sendo, 46 partos (22 normais e 24 cesáreos), três curetagens e uma cirurgia em recém-nascido, comunicou a gerente do Centro Cirúrgico, Amanda Nabuco D’Ávila Oliveira.

Assim como todas as unidades inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS), a MNSL funciona em regime de porta aberta, prestando assistência a todos os pacientes de alto risco que dão entrada na instituição. Além das usuárias sergipanas, a maternidade ainda recebeu gestantes atendidas pelo SUS da Bahia. A Nossa Senhora de Lourdes fica localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 5.700. O telefone para contato é (79) 3225-8650.

O post Maternidade Nossa Senhora de Lourdes registra 46 partos no final de semana apareceu primeiro em Saúde.