O encontro reuniu profissionais de saúde da unidade hospitalar que é referência de alta complexidade em Sergipe

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), conhecida popularmente como Lourdinha, é referência estadual para o Método Canguru e realizou mais um curso de sensibilização sobre o modelo de assistência humanizada, voltado para os profissionais de saúde da unidade hospitalar. O treinamento foi realizado no Auditório Cláudio José Brito do Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV).

De acordo com a coordenadora estadual do Método Canguru, a enfermeira da MNSL Amanda Kelly Barreto, o Método Canguru é muito amplo e traz aspectos biopsicossociais, rede de apoio, entre outros. “O método engloba não somente o bebê, mas também a família. Os cuidados adequados para esse bebê envolvem diversas questões como a neuroproteção e posturação, trazendo muitos benefícios e, principalmente, aumentando o vínculo entre a mãe e a criança”, destacou.

O método estimula ainda a amamentação e auxilia no desenvolvimento neuronal do bebê. “A partir do método, conseguimos estabelecer uma amamentação com maior facilidade e menos dificuldade. O cérebro do bebê prematuro, por exemplo, continua se desenvolvendo fora da barriga da mãe e, esse contato pele a pele, também trará benefícios para ele. Com toda propriedade, o método é extremamente benéfico para o bebê prematuro e de baixo peso”, salientou.

A capacitação abordou aspectos teóricos, com conceitos e discussões de artigos e práticas, com dinâmicas e visitas à unidade. O curso já alcançou mais de 80% dos profissionais de saúde da maternidade, entre eles técnicos de enfermagem, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e médicos residentes. Ao final do treinamento, que foi dividido em três dias, os participantes construíram um plano de ação com sugestões e melhorias para o serviço.

O post Método Canguru é tema de capacitação da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apareceu primeiro em Saúde.