A iniciativa é resultado do estágio em Fisioterapia Neurofuncional da Universidade Federal de Sergipe no Centro

As experiências de acadêmicos que atuam no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino – CER IV, equipamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram destaques com a primeira edição da Mostra Artístico Pedagógica de Fisioterapia Neurofuncional – FisioArte. A exposição foi realizada na sede do Centro por meio de scrapbooks, e reuniu estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe – UFS.

A atividade faz parte das ações desenvolvidas na disciplina de Fisioterapia neurofuncional e visa desenvolver novas habilidades, por meio de metodologias ativas, fora da sala de aula. Através de um Termo de Cooperação técnica entre a SES e a UFS, acadêmicos de diversas áreas realizam disciplinas e estágios no CER IV.

Para a coordenadora do CER IV, Diana Guerra, a UFS desempenha um papel de grande relevância diante dos serviços ofertados pelo Centro. “A presença da UFS em nosso espaço enobrece o nosso serviço, trazendo mais qualidade, modernidade e aumentando o potencial de atendimentos aos usuários. Além disso, os trabalhos de culminância como a Fisioart enriquecem o conhecimento dos nossos profissionais e envolvem também os usuários do CER IV, pois se percebem como participantes da formação dos acadêmicos”, frisou.

Presente na exposição, o reitor da UFS, professor Valter Joviniano de Santana, destacou a importância da parceria entre a instituição de ensino e o Centro de Reabilitação. “A relação da Universidade com parceiros como o Governo do Estado, aqui materializado na parceria do CER IV, é extremamente importante. O que estamos vivenciando com esta exposição é um momento de transformação na vida dos nossos alunos que chegaram aqui para aprender a ser profissionais dentro de um contexto, de uma prática real. Enquanto Universidade, precisamos oportunizar aos nossos alunos vivências reais e, a confiança e a abertura dos nossos parceiros, faz com que tudo isso seja possível”, salientou.

Sobre a mostra

A exposição oportunizou aos estudantes relatar por meio de scrapbooks, que são livros personalizados, utilizando diversas técnicas, as experiências vivenciadas no Centro. A ação promoveu ainda o desenvolvimento de novas habilidades para os acadêmicos. Com o resultado, a iniciativa também celebra o Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril.

Apaixonada pela área de neurofuncional, a acadêmica do 6º período do curso de Fisioterapia da UFS, Liliane Oliveira, aprovou a atividade e enfatizou o aprendizado obtido durante o semestre de atuação no Centro. “As ações desenvolvidas pela disciplinas superaram minhas expectativas. Quando a gente inicia o semestre é algo muito novo mas, ao final, percebemos o quanto evoluímos nessa jornada. Além do corpo docente, a estrutura do CER IV nos oportuniza grandes aprendizados. É muito gratificante olhar para o paciente e saber que, a partir da nossa atuação, contribuímos com a melhoria da qualidade de vida dele”, comentou.

Na iniciativa, além da criatividade dos estudantes, a professora da disciplina de Fisioterapia Neurofuncional da UFS, Josimari de Santana, também estimulou o desenvolvimento de diferentes habilidades socioemocionais. “Em sala de aula, trabalhamos a fundamentação teórica e a prática, atuamos com os pacientes. Esta atividade envolve originalidade porque cada um imprime a sua personalidade, a sua forma e, em termos de habilidades, evoca algumas emoções porque a mostra traz experiências e memórias vividas dentro do CER IV”, concluiu.

Foto: Valter Sobrinho

O post Mostra Acadêmica reúne relatos de experiências de estudantes em atuação no CER IV apareceu primeiro em Saúde.