O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) é referência no atendimento às mulheres em Sergipe. Gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferta desde a consulta especializada até o diagnóstico, a partir da realização de exames específicos, contemplando a população com serviços que garantem qualidade e agilidade nos resultados, priorizando a humanização, segundo atesta a gerente assistencial da unidade, Zaira Moura da Paixão Freitas, acrescentando que o Caism disponibiliza para as mulheres atendimento especializado em mastologista, ginecologia e pré-natal de alto risco.

No Outubro Rosa, quando o câncer de mama ganha maior evidência na sociedade, destaca-se o trabalho de rotina que o Caism desenvolve o ano inteiro, com a oferta de uma linha de cuidados às pacientes com esse tipo de diagnóstico. O acesso aos serviços obedece a um fluxo que começa na Atenção Primária. Os profissionais nos postos de saúde realizam os exames clínicos e solicitam exames de rastreamento (mamografia ou ultrassonografia mamária) e, ao ser detectada qualquer alteração na mama, as mulheres são encaminhadas ao serviço de referência no Caism, através de regulação.

A mamografia é um exame de imagem utilizado para o rastreamento do câncer de mama, disponível principalmente para as mulheres com idade entre 40 e 79 anos, por pertencerem à faixa etária com maior predominância de casos. “Depois disso, caso haja a necessidade, o profissional poderá solicitar novos exames para confirmar o diagnóstico, a exemplo de punções e biópsias. Esses exames darão maiores detalhes da região investigada”, explicou Zaira Freitas.

Segundo ela, o passo seguinte do profissional no serviço de referência é traçar um plano de cuidados para o tratamento da paciente e, caso seja constatada a necessidade de procedimentos cirúrgicos, quimioterapia ou radioterapia a mulher é encaminhada para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) ou para o Hospital de Cirurgia.

Números 2021

Ainda que a pandemia tenha perdurado durante o ano de 2021, levando à redução do atendimento por conta dos protocolos sanitários e medidas restritivas para vencer o coronavírus, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher realizou entre janeiro e setembro deste ano 772 consultas em mastologia; 403 ultrassonografias mamárias; 373 Punções Aspirativas com Agulha Fina (PAAF), método mais simples de obter material para diagnóstico e avaliar nódulos de mama.
Os números do período continuam com as 182 core biópsias de mama, procedimento que consiste na retirada de fragmentos de tecido, com uma agulha de calibre um pouco mais grosso que da PAAF. O serviço realizou ainda 2.146 mamografias bilaterais; e 64 magnificações de mamas, que são incidências complementares da mamografia, onde se produzem imagens ampliadas de determinada área, permitindo um diagnóstico mais preciso, tendo como objetivo ampliar a imagem e caracterizar melhor as microcalcificações.

Programação

O Caism celebra o Outubro Rosa com uma programação que trabalha a autoestima das usuárias e discute a prevenção ao câncer de mama. Assim, no próximo dia oito, a partir das oito horas, e também no dia 26 no mesmo horário, serão realizadas rodas de conversa sobre o autocuidado, ação que será desenvolvida em parceria com o Projeto Servidor Zen.

A deia é propor às participantes a adoção de bons hábitos de vida que podem prevenir a neoplasia, como o autoexame, a prática de atividades física, alimentação saudável, atenção à ingestão de bebidas alcoólicas e sem tabagismo. Ainda no dia oito, a partir das 10 horas, um dia de beleza será oferecido às usuárias do Caism, ação que visa contribuir para a autoestima das mulheres.

Foto: Valter Sobrinho

O post Outubro Rosa: Caism é referência na assistência às mulheres com câncer de mama apareceu primeiro em Saúde.