Como parte da programação referente ao Outubro Rosa, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), distribuiu na manhã desta sexta-feira, 1º de outubro, laços rosas que simbolizam, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população para a causa. A ação contou com o envolvimento de servidores, visitantes e acompanhantes de pacientes que entravam no hospital.

A assistente administrativa do Huse, Maria do Carmo Melo, foi uma das servidoras que colaborou com a distribuição dos 200 laços que foram confeccionados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ela destacou a importância da ação. “É muito importante que as mulheres se protejam e se cuidem, o exame das mamas é fundamental para um diagnóstico precoce da doença, o autoexame não custa nada e é muito eficaz também para detectar se algo errado está acontecendo. O lacinho é só uma lembrança importante desse cuidado que devemos ter com o nosso corpo”, enfatizou.

A dona de casa Laurinda Matos, 59, está acompanhando a mãe no Pronto Socorro do hospital e ia chegando para mais um dia de plantão ao lado dela. Ela recebeu das mãos da servidora um laço cor de rosa e fez questão de dizer que com saúde não se brinca. “Eu sei muito bem o significado desse laço e da sua cor, este ano já fiz o meu exame e graças a Deus está tudo bem comigo. Quero aproveitar para aconselhar outras mulheres da importância de se cuidarem, com saúde não se brinca”, declarou.

A recepcionista do Huse, Vanessa Carvalho, também recebeu o lacinho rosa e destacou que o cuidado deve ser regularmente. “É muito importante que as mulheres se cuidem a cada seis meses, levem a sério essa doença que mata milhares de pessoas anualmente. Detectado precocemente as chances de cura são maiores e o tratamento mais eficaz”, finalizou.

O post Outubro Rosa é marcado com distribuição de laços no Huse apareceu primeiro em Saúde.