A Secretaria de Estado da Saúde levou na manhã desta sexta-feira, 08, as ações do Outubro Rosa ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). As atividades começaram com uma intervenção musical e culminaram na distribuição de lanches e cartilhas informativas. 

Além disso, foi oferecido para servidoras e usuárias dos serviços, momentos de beleza que incluíram cuidados com a pele e maquiagem. Para a gerente administrativa, Taciana Munareto, é uma ação que se soma ao trabalho que o Caism desenvolve diariamente. “É uma forma de acolher, tanto as servidoras como as usuárias e mostrar a importância no nosso trabalho na rede de Saúde do estado. Fazemos um trabalho de acolhimento total, existe muito prazer e amor… É isso que nos move. Todos os dias levamos para casa uma história diferente, o que nos engrandece muito”, compartilha.  

De acordo com Zaira Moura, gerente assistencial, foi uma manhã de promoção do autoamor. “Essa ação é primordial para despertar o autocuidado, mostrar para as mulheres a importância de olhar para o próprio corpo e perceber possíveis anormalidades. Caso seja encontrada alguma, ir a uma unidade de saúde, conversar com o profissional de saúde para que seja efetuada uma avaliação mais criteriosa, prescrição de exames e, caso de suspeita de alguma malignidade, o encaminhamento aqui para o Caism”, salienta. 

O Caism atua no diagnóstico do câncer de mama e encaminhamento para unidades terciárias no estado que são centros de oncologia, tais como os hospitais Cirurgia e Huse. “O ideal é conseguir a prevenção, um diagnóstico precoce para não precisar chegar ao tratamento. Além disso, aqui no centro, fazemos acolhimento sensível com uma equipe multidisciplinar, pois, lidar com o câncer afeta muito a saúde mental das mulheres. Por isso, contamos com apoio de psicólogas e serviço social, agendando a consulta e busca ativa, tudo para oferecer o apoio necessário àquelas que precisam seguir no tratamento”, relata Zaira. 

Jéssica Andrade tem 25 anos e está sendo acompanhada pelo Caism, ela relatou o processo de descoberta da doença. “No toque, ao tocar a mama esquerda eu senti o nódulo, então, marquei para fazer uma ultrassom e o médico me orientou a procurar com urgência um mastologista, devido às irregularidades dos nódulos. Eu assim procedi, então, foi feita biópsia. Eu vim ao Caism e comecei o tratamento, mas precisei pará-lo devido à doença de minha mãe que acabou falecendo, mas agora retornei. No começo estava bem confiante, porém, no momento a cabeça não está ajudando muito, por isso,  agora estou sendo acompanhada por uma psicóloga aqui do centro”, explica. 

A jovem deixou um recado para as mulheres neste mês de prevenção ao câncer de mama.  “Não precisa chegar aos 40 anos para fazer o exame, eu sou nova e tive esse diagnóstico, então, façam o mais cedo possível, porque é muito importante prevenir”, orienta Jéssica. 

As ações do Outubro Rosa da SES continuarão durante todo o mês, levando a conscientização para outras unidades de saúde que são de responsabilidade do estado. 

Foto: Flávia Pacheco

O post Outubro Rosa: Secretaria de Estado da Saúde leva ações ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) apareceu primeiro em Saúde.