O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registou 101 doações de sangue durante a  coleta externa realizada no município de Poço Redondo na última sexta-feira,  3. A iniciativa contou com a adesão da comunidade e doadores do grupo Mãos que Ajudam.

“As coletas externas fazem parte do planejamento do Hemose para a captação de novos doadores e ampliação dos estoques de todos os grupos sanguíneos, O, A, B e Ab positivo e negativo”,  destacou a gerente de Ações Estratégicas do Hemocentro, Rozeli Dantas.

O agente de saúde Damião Rodrigues Souza, fez questão de participar da campanha. “Vou servir as pessoas com a minha doação de sangue. Temos que pensar que um dia podemos precisar e vamos contar com a ajuda de pessoas desconhecidas”, salientou o doador.

Karen Santana é doadora regular e membro do projeto Mãos que Ajudam. “Para mim é uma satisfação enorme ajudar quem necessita. Hoje de forma especial estou doando sangue na minha cidade”, disse satisfeita.

Para estudante Nadiele Fernanda Santos Silva, 16 anos, o dia foi de realização. “Eu sempre quis doar sangue estou feliz por realizar esse sonho”, relatou a adolescente acompanhada do pai José Fernandes da Silva.

Parceria

A campanha foi coordenada pelo agente de saúde, Fábio Santos e o Grupo de Amigos Doadores de Poço Redondo. “Quero agradecer as pessoas que se somaram a essa mobilização, ao Hemose e Prefeitura de Poço Redondo na pessoa de Aline Vasconcelos, que autorizou a liberação do posto de saúde para realização da coleta externa de sangue”, frisou o doador.

Coleta Externa

O programa tem como objetivo promover a divulgação do serviço de doação, aproximar o hemocentro do cidadão, e elevar os estoques de todos os grupos sanguíneos. Depois de coletado, o sangue passa por análises sorológicas, testes de ABO, e por último é fracionado em hemácias, plaquetas e plasma, para atendimento transfusional na rede hospitalar do Estado.

O post População de Poço Redondo atende chamado e colabora com doação de sangue apareceu primeiro em Saúde.