Os moradores que vivem no centro-sul de do estado aprovaram os serviços oferecidos pela Secretaria de Estado da Saúde na 16ª edição da ação itinerante

A população de Poço Verde recebeu nesta quinta-feira, 23, o ‘Sergipe é aqui’, ação itinerante do Governo do Estado que já está em sua 16ª edição. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais uma vez, participou da programação e levou diversos serviço. A Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ e as Carretas do Homem e da Mulher, operacionalizadas pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), estiveram presentes, prestando assistência e levando cuidado para a saúde da comunidade local.

De acordo com a referência técnica do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SES, Almir Santana, a unidade ‘Fique Sabendo’ ofereceu testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais B e C. 

A jovem Maria Graciele Santana resolveu fazer os exames para prevenção. “Eu sempre me preocupei muito com a minha saúde. Minha mãe sempre me alertou que é o meu bem mais precioso, então procuro manter essa rotina de cuidado. Por isso, sempre que há a oportunidade faço exames, e hoje não foi diferente. Sabendo de uma ação como esta, não poderia deixar de vir”, disse Graciele.

O poço-verdense José Arne Silva também aprovou os serviços oferecidos pela SES. “Eu gostaria de agradecer ao Governo do Estado e à Secretaria da Saúde por trazer esses serviços para os municípios, principalmente aos que ficam mais distantes da capital. Acaba ficando difícil de a gente se deslocar, e essas consultas aqui, facilitam demais. Eu fiz ultrassom na Carreta do Homem e a consulta odontológica, e fui muito bem atendido ”, ressaltou.

Exames Sorológicos

O Laboratório Central de Sergipe (Lacen) disponibilizou exames sorológicos de dengue, zika, chikungunya e toxoplasmose. Também foram oferecidas orientações e exames às gestantes, por meio do Programa de Proteção à Gestante (Protege). 

Para incentivar a doação de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) prestou direcionamentos sobre a importância da doação de sangue e a coleta de amostras, com cinco mililitros de sangue, para o cadastro de doador de medula óssea, como é o caso de Manoel Messias Xavier. 

“Eu já sou doador de órgãos e de sangue. Estive aqui no Hemose para coletar a amostra, pois desejo também ser doador de medula óssea. Esse meu desejo de ser doador vem do meu pai, que é um paciente renal crônico transplantado, então eu bem sei a importância da doação e de como ela pode salvar vidas”, contou Manoel.

Opera Sergipe

É com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos sergipanos que o Governo do Estado criou o ‘Opera Sergipe’. Em três meses, desde o seu lançamento, o programa chegou à marca de quatro mil cirurgias realizadas. Os moradores de Poço Verde já regulados puderam realizar o cadastro no ‘Opera Sergipe’, cujo objetivo é ampliar a oferta de cirurgias, proporcionando mais cuidado e assistência aos sergipanos.

Fotos: Flávia Pacheco

O post População de Poço Verde realiza diversos serviços ofertados pela Saúde no ‘Sergipe é aqui’ apareceu primeiro em Saúde.