Profissionais de saúde da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências Governador João Alves Filho (Huse) dialogaram sobre tratamento com Oxigenoterapia Hiperbárica utilizado para feridas de difícil cicatrização e disponibilizada pelo SUS. O debate aconteceu durante o projeto Almoço Cultural da UTQ, realizado na última terça-feira, 26.

O tratamento submete o paciente a 100% de concentração de oxigênio dentro de uma câmara, potencializando a regeneração das feridas e o efeito do antibiótico e diminuindo o tempo de internação para os pacientes.
“Com esses novos conhecimentos a gente passa a gastar menos insumo e o paciente fica menos tempo internado. A ideia é tentar otimizar o atendimento”, afirma o coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados, Dr. Bruno Cintra

O projeto Almoço Cultural reúne profissionais de todos os turnos para um momento de atualização da situação da unidade e as perspectivas para o mês seguinte. Os encontros proporcionam uma rede de informações inovadora para todos os profissionais da unidade, permitindo a identificação do melhor tratamento para o paciente, como também a segurança para os familiares.

“Métodos de cuidado à queimaduras e curativos são atualizados muito depressa, a cada 2 anos existe um Congresso Brasileiro de Queimaduras para apresentar os avanços”, afirma o médico, Bruno Cintra.

O post Profissionais da Unidade de Tratamento de Queimados do Huse debatem modalidade terapêutica que acelera cicatrização apareceu primeiro em Saúde.