A equipe de farmácia e profissionais do setor de imunobiológicos do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (CASE) passaram por um treinamento na quarta-feira, 24, sobre medicamentos, cuidados no armazenamento, transporte, administração e orientação ao paciente com foco no uso racional dos imunobiológicos.

Além da participação de farmacêuticos e demais profissionais do CASE, também foram capacitados farmacêuticos do Centro de Infusão do Hospital Universitário (HU).

As boas práticas de armazenamento e transporte dos medicamentos são indispensáveis para a manutenção da qualidade de todo e qualquer fármaco. Nesse sentido, o armazenamento e distribuição de medicamentos são etapas fundamentais do ciclo da Assistência Farmacêutica. Conforme a gerente de Farmácia do CASE, Cristiane Oliveira Costa, os treinamentos irão prosseguir em 2022, para qualificar ainda mais os profissionais.

“Treinar é abrir o olhar para o cuidado clínico, para o cuidado na hora da entrega do medicamento ao paciente, mostrando a importância de manter a qualidade do medicamento dentro da farmácia até a sua administração. Garantir todas as etapas vai mostrar melhor resultado no tratamento das doenças”, disse a gerente.

Além dessas etapas importantes, outro aspecto tratado na capacitação foi a orientação ao paciente, com foco no uso racional dos imunobiológicos. “Ao entregar o medicamento ao paciente deve-se orientar da melhor forma o usuário. Isso é feito através dos dispensadores dentro da farmácia, que trazem as problemáticas para nós farmacêuticos e, com isso, devemos tirar as dúvidas dos pacientes”, finaliza.

O post Profissionais do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe recebem capacitação sobre armazenamento, transporte e administração de medicamentos apareceu primeiro em Saúde.