Protocolo, se seguido corretamente, evita a proliferação de doenças contagiosas 

Os profissionais de saúde que compõem a equipe do Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participaram de uma capacitação em isolamento e tipos de precaução nessa terça-feira, 7. 

O objetivo foi orientar os profissionais sobre a importância de seguir o protocolo de isolamento do paciente e de utilizar paramentação adequada para, dessa forma, evitar proliferação de doenças contagiosas.

O treinamento foi promovido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), em parceria com Núcleo de Educação Permanente (NEP) e teve como facilitadoras as enfermeiras Luana Nunes, gerente da CCIH, e Ana Karolina Barros. 

A enfermeira Luana Nunes explicou que essa técnica de isolamento já é muito utilizada, mas enfatizou que é necessário que os profissionais estejam conscientes da importância de seguir o protocolo. 

“O isolamento no meio hospitalar é muito importante para que não haja essa disseminação de doenças que chegam ao hospital e também para que o paciente não venha adquirir outros tipos de doença durante o internamento. Por isso é importante que os pacientes sejam alocados em enfermarias que sejam divididas por risco de contaminação. E é fundamental que os profissionais saibam tratar cada tipo de doença. Por isso existe, para cada tipo de doença, uma paramentação específica”, completou.

O post Profissionais do Hospital da Criança participam de capacitação em isolamento e tipos de precaução apareceu primeiro em Saúde.