O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) realiza nesta sexta-feira, 6, no horário das 10h às 16h, uma coleta externa de sangue na sede da instituição em Aracaju. A ação visa facilitar o acesso da população e demais público ao serviço, para ampliação dos estoques de todos os grupos sanguíneos, O, A, B e Ab positivo e negativo.

Desde o início do ano que o número de doações permanece baixo, com uma média de 70 doações de sangue ao dia, quando o ideal é 150 coletas. “Quando realizamos a coleta externa, a doação de sangue na sede do Hemose permanece funcionando no horário normal das 7h30 às 17h e, também estaremos com uma equipe na Funesa”, informou a gerente do serviço, enfermeira Florita Aquino.

Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, pesar acima de 50 quilos, comparecer ao serviço bem alimentado e apresentar um documento oficial original com foto.

Na noite anterior o voluntário deve evitar alimentos gordurosos, ter um repouso mínimo de 6 horas, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede a doação e evitar fumar por pelo menos 2 horas.

Mais informações através dos telefones: (79)3225-8039, 3259-3174 e 99191-2977.

O post Programa de coleta externa de sangue chega a Funesa nesta sexta apareceu primeiro em Saúde.