O gerente do Programa IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, Almir Santana, recebeu neste final de semana cerca de 120 quilos de peixe, fruto das quarta (reposição de abril, adiada devido à pandemia) e oitava etapas do Campeonato Sergipano de Pesca, realizadas no sábado e domingo últimos, na Praia do Jatobá, município de Barra dos Coqueiros.

Os cerca de 120 quilos de peixe têm dois destinos, como informou Almir Santana. Uma parte vai para a Casa de Apoio Bom Samaritano, que acolhe pessoas soropositivas, e a outra será doada diretamente para as pessoas que vivem com o HIV ou Aids e que estão em uma situação de maior necessidade. “É um trabalho social importante dos pescadores amadores que agem com muita generosidade ao doarem a produção da competição. Nós da SES e as pessoas beneficiadas ficamos gratos”, disse Almir Santana.

O gerente do Programa IST/Aids explicou que as pessoas soropositivas tomam medicamentos permanentemente e, por isso, precisam ter uma boa alimentação. “Elas recebem uma cesta básica do governo do Estado, por meio da Secretaria de Inclusão Social, e esses peixes tem um caráter complementar na sua alimentação. É uma parceria importante, mesmo porque mostra uma participação da sociedade e a preocupação com as pessoas que estão vivendo com o HIV/Aids”, atestou.

O presidente da Associação de Pesca Bons Ventos, Breno Santos Accioly Souza, organizadora da competição, disse que a entidade não tem fins lucrativos, mas que possui um caráter social muito forte. “Todo o peixe produzido nas 10 etapas do campeonato é ofertado, a exemplo da doação ao Programa IST/Aids, mas também contemplamos a Creche Almir do Picolé e instituições beneficentes do município de Itaporanga D’Ajuda, onde realizamos a Gincana Norte/Nordeste de Pesca uma vez por ano”, informou.

O post Programa IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde recebe doação de peixes apareceu primeiro em Saúde.