Durante a ação itinerante, os pacientes já regulados foram encaminhados para agendar suas respectivas cirurgias por meio do Opera Sergipe

Na 8ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta sexta-feira, 28, os pacientes já regulados de Itabaianinha tiveram acesso ao Programa Opera Sergipe, por meio do qual puderam fazer o encaminhamento das suas respectivas cirurgias. Além do programa de cirurgias, outros serviços estiveram disponíveis, como as Carretas do Homem e da Mulher, avaliação odontológica e testes rápidos da unidade móvel ‘Fique Sabendo’. A ação também contou com os profissionais do Laboratório Central de saúde pública de Sergipe (Lacen) e do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). 

Os moradores de Itabaianinha que demonstraram interesse em participar do Opera Sergipe realizaram o cadastro, foram encaminhados para avaliação médica e acolhidos. Ao verificar se o perfil era compatível com a primeira fase do programa de cirurgias eletivas, eles já foram encaminhados para agendar o respectivo procedimento cirúrgico. 

O aposentado Oswaldo Corrado, de 67 anos, foi à ação de Governo Itinerante e saiu de lá com a data da sua cirurgia de hérnia marcada. “O Governo do Estado está de parabéns pela iniciativa em prol da população. Esse programa veio em uma boa hora para dar agilidade nas cirurgias que estavam em espera. Espero há dois anos e agora finalmente posso realizar meu procedimento”, parabenizou. 

Carretas da Saúde 

Durante o evento, também foram disponibilizados outros diversos serviços de saúde, tanto para o público masculino – ultrassonografias de próstata e vias urinárias; consultas com especialista em urologia; coleta de exames laboratoriais; e a verificação de sinais vitais (aferição da pressão arterial e glicemia) – quanto para as mulheres – exames de ultrassonografia de mamas e transvaginal; exames de lâmina e verificação de sinais vitais.
 
Para o aposentado José Wellington dos Santos, 66, os serviços encorajam os homens a se cuidarem. “Passei por uma consulta clínica e a ultrassonografia da próstata e acho importantíssimo a presença da Saúde nesses eventos, pois incentiva a população a promover o autocuidado”, considerou. 

O projeto Sorrir Sergipe também esteve disponível para a população, com o intuito de promover a detecção precoce do câncer de cavidade oral, mais conhecido como câncer de boca.

Testes rápidos 

Outro serviço que esteve presente para a população foi a Unidade Móvel Fique Sabendo, por meio da qual foram ofertados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. 

A dona de casa Maria Ediana Aguiar, 37, realizou os testes e destacou a importância do serviço. “É um teste que todo mundo deveria fazer, pois é super prático e o resultado sai na hora, junto com orientações de especialistas”, disse. 

Cadastro de Medula Óssea 

O Laboratório Central de Sergipe (Lacen) ampliou exames sorológicos de dengue, zika, chikungunya, toxoplasmose e HIV. Já o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou o cadastro de doadores de medula óssea, a fim de atender pacientes com leucemias que têm no transplante de medula a única chance de cura.

Para Joyce Ferreira, 27, essa foi uma oportunidade de realizar o cadastro, algo que ela sempre quis fazer. “Tinha essa vontade e hoje consegui realizar, para salvar a vida de quem precisa. Fiquei muito feliz em contribuir com essa iniciativa”, destacou a jovem.

Fotos: Mário Sousa

O post Público de Itabaianinha elogia serviços da Saúde na 8ª edição do ‘Sergipe é aqui’ apareceu primeiro em Saúde.