No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca a importância do trabalho que o Programa Tabagismo tem realizado neste ano de 2022 em Sergipe. Até este mês, foram realizadas duas capacitações com  profissionais de saúde e da educação dos 75 municípios e um novo treinamento está programado para acontecer em outubro. A secretaria enfatiza também a dispensação de medicamentos para os usuários do programa, mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A primeira capacitação foi realizada por meio do Programa Saúde da Escola (PSE), envolvendo os professores das escolas municipais e estaduais, para que eles possam trabalhar a prevenção ao tabaco com seus alunos. A segunda capacitação abordou a cessação do tabagismo e foi voltada para os profissionais da Atenção Primária à Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), coordenadores do Programa Tabagismo e equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

O esforço da Secretaria de Estado da Saúde se amplia com a dispensação de medicamentos para atender os usuários do Programa Tabagismo, que são remédio controlado Bupropiona de 150 mg, adesivos de 7, 14 e 21 mg e goma de mascar, segundo informou as Referência Técnica Ivete Oliveira Góis, salientando que neste ano de 2022, quatro novas mil pessoas foram inseridas no serviço. Ela também estacou que Aracaju possui a mais baixa prevalência de tabagismo entre as capitais: 4%, sendo 6,1% do sexo masculino e 2,3 do sexo feminino, de acordo com a pesquisa Vigitel, de 2021.

O post Saúde capacita profissionais e atende com medicamentos usuários do Programa Tabagismo apareceu primeiro em Saúde.