A SES promove a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis junto à comunidade LGBTQIAPN+

O Governo de Sergipe tem desenvolvido ações que promovem a inclusão da sociedade como um todo. Por isso, a Secretaria do Estado da Saúde (SES), por meio do Programa IST/Aids, possui uma parceria com a Associação de Travestis e Transgêneros de Aracaju (Astra), com o objetivo desenvolver projetos educativos, além da disponibilização de preservativos e testes para a detecção das hepatite B e C, HIV e sífilis, a fim de promover a prevenção contra essas doenças.

De acordo com o médico e referência técnica do Programa IST/Aids, Almir Santana, todas as pessoas sexualmente ativas e que não utilizam o preservativo precisam fazer regularmente o teste de HIV, independente de terem ou não relações sexuais com um ou vários parceiros.

“A sociedade por completo deve ter uma boa adesão para conhecer e adotar novas tecnologias de prevenção, como a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) que se baseia em prevenir a infecção depois da exposição ao HIV e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que provém do uso de medicamentos antirretrovirais diariamente, para aqueles que possuem vários parceiros sexuais e estão expostos frequentemente. Mas é importante lembrar que a PEP e a PrEP só previnem o HIV. Por isso, é preciso incorporar o uso dos preservativos para que a pessoa sexualmente ativa não seja acometida por alguma outra infecção”, explica o médico.

Entenda a sigla LGBTQIAPN+

L- Lésbicas: são aquelas mulheres atraídas por pessoas do mesmo sexo;

G- Gays: também conhecidos como homossexuais, são homens atraídos por outros homens;

B- Bissexuais: são pessoas atraídas por mais de um gênero;

T- Transgênero, travesti e transexuais: pessoas cuja expressão ou identidade de gênero é diferente do sexo biológico que foi atribuído no nascimento.

Q- Queer: termo que indica qualquer pessoa que não é heterossexual ou cuja sexualidade ou identidade de gênero muda com o tempo;

I- Intersexual: pessoa que nasceu com características sexuais (como genitais ou cromossomos) que não se enquadram nas categorias binárias masculinas ou femininas;

A- Assexuais: é quem sente pouca ou nenhuma atração sexual por outras pessoas;

P- Pansexual: aquele que tem atração por todos os gêneros;

N- Não-Binário: engloba pessoas sem gênero, com vários gêneros, com gêneros separados de homem e mulher.

“+”- Para que todos compreendam que a diversidade de gênero e sexualidade é fluida e pode mudar a qualquer tempo, retirando o “ponto final” que as siglas anteriores carregavam, mesmo que implicitamente. Ela também inclui pessoas que entendem que o ser humano é livre para viver a sua orientação sexual e identificação de gênero, da forma que cada um se identifica de forma pessoal.

O post Saúde celebra parceria com Associação de Travestis e Transgêneros de Aracaju para ações educativas e testes apareceu primeiro em Saúde.