O empregador tem a obrigação de fornecer o equipamento de proteção individual, além de orientar e treinar sobre seu uso 

Abril Verde é o mês voltado para a prevenção de acidentes de trabalho. Em virtude da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) chama atenção dos trabalhadores para a importância da segurança e saúde do trabalhador no ambiente de trabalho. 

Dados do Sistema de Agravos de Notificação (Sinan Net) apontam que foram registrados 5.232 casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho nos últimos cinco anos em Sergipe. Em se tratando de agravos, são nove casos referente a notificação compulsória como: acidente de trabalho, acidente de trabalho com exposição a material biológico, intoxicação exógena, perda auditiva relacionada ao trabalho (PAIR), câncer relacionado ao trabalho, LER/Dort, transtornos mentais, pneumoconiose e dermatose ocupacional.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) da SES, Christiane Hora,  é obrigação do empregador disponibilizar condições adequadas de trabalho. “O empregador tem a obrigação de fornecer o equipamento de proteção individual, além de ensinar como se utiliza, deixando o ambiente seguro, seja na utilização de máquinas ou dispositivos que precisam estar de acordo com as normas regulamentadoras”, explicou Christiane. 

Além disso, a SES tem trabalhado nas ações de prevenção de acidentes de trabalho, com base na análise das categorias de trabalhadores que apresentam notificações de adoecimento ou acidente. “Uma das ações de prevenção são as inspeções sanitárias com a orientação dos empregadores e trabalhadores quanto aos acidentes e a necessidade do uso de EPI ‘s. Os dados são notificados pelo Sinan Net e diante das notificações montamos a conscientização, orientação e planejamento de ações”, ressaltou.

O post Saúde chama atenção para prevenção de acidentes no ambiente de trabalho apareceu primeiro em Saúde.