Em reunião, profissionais abordaram situações que são vivenciadas na ponta da assistência, a fim de fortalecer e otimizar os serviços

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem contar com serviços na rede de saúde mental em Sergipe. Para fortalecer essa assistência, que atua o ano inteiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu nesta terça-feira, 12, profissionais dos 75 municípios no Colegiado da Rede de Atenção Psicossocial (RAP) do Estado.

A Atenção Psicossocial tem início na Atenção Primária à Saúde, como, por exemplo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Dessa forma, o colegiado tem como objetivo reunir a rede e trabalhar temas importantes vivenciados na ponta da assistência, contribuindo com a otimização dos serviços, como explica a coordenadora estadual de Articulação de Redes Temáticas da Diretoria de Atenção Especializada à Saúde, Neuzice Lima. 

“O colegiado é um espaço de discussão e de construção coletiva, em que a  Secretaria de Estado da Saúde e os serviços que compõem essa Rede trazem pautas para serem discutidas. Participam vários serviços que compõem a RAPs do estado de Sergipe, setores envolvidos nessa assistência voltada para a saúde mental dos municípios, com um olhar da Atenção Primária à Saúde e Caps, profissionais dos hospitais e da Central de Regulação de Urgência do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] 192 Sergipe. Também contamos com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Justiça, falando sobre a questão da unidade de custódia psiquiátrica, dentro da SES”, enfatizou a coordenadora. 

Além de ser apresentado um panorama atual da rede, os profissionais discutiram temas como o Programa de Volta para Casa (PVC); as portas de entrada e saída do paciente com transtorno mental em conflito com a lei (Resolução 487 de 15/02/2023) e o ‘Serviço residencial terapêutico e suas nuances – da ruptura do modelo hospitalocêntrico aos dias atuais: implicações e avanços’, entre outros. 

De acordo com Neuzice Lima, o colegiado ocorre trimestralmente. O quarto e último encontro está previsto para ocorrer no mês de dezembro.

Fotos: Mário Sousa

O post Saúde discute pautas sobre a Rede de Atenção Psicossocial do Estado  apareceu primeiro em Saúde.