No encontro foram discutidas temáticas como sífilis, tuberculose, saúde mental e o processo de reabilitação em pessoas amputadas

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram da IV Conferência Municipal de Saúde de Santa Luzia do Itanhi, nesta quarta-feira, dia 1º. O encontro, realizado no Centro Cultural Tânia de Salles Soutelo, reuniu profissionais das equipes de Saúde da Família (eSF) e a comunidade local para tratar a temática central ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’.

O evento, que faz parte da etapa municipal da 8ª Conferência Estadual de Saúde e integra a etapa preparatória da 17ª Conferência Nacional de Saúde, teve como objetivo avaliar a situação de saúde da população e formular diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santa Luzia do Itanhi, Tanísia Almeida, destacou a importância da conferência para estabelecer diálogos com a sociedade. “A gente defende o SUS todos os dias. Esta conferência é mais um momento de reflexão, traz desafios e perspectivas para melhorar cada vez mais o Sistema Único de Saúde, garantindo os direitos aos usuários”, declara.

Na Conferência Municipal, a referência técnica do Programa Estadual de Controle de Tuberculose da SES, Maria Heide Ribeiro, destacou o olhar para a tuberculose em áreas mais carentes.

O diretor e responsável técnico do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SES, o médico Almir Santana, discutiu a temática ‘Sífilis adquirida e congênita’, abordando estratégias para redução de casos no cenário sergipano. “Entre as estratégias básicas para o controle da sífilis estão as consultas de pré-natal precoce e com qualidade, o teste na primeira consulta, no terceiro trimestre e no momento do parto, além do tratamento e acompanhamento adequado à gestante, ao parceiro e à criança”, salientou Almir.

A saúde mental também foi outra temática discutida na Conferência Municipal com palestra ministrada pela referência técnica em saúde mental da SES, Suziani Soares. Ainda no encontro, a fisioterapeuta e responsável técnica do Setor de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM) que integra o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino – CER IV, Ana Carolina Sacramento, evidenciou o processo de reabilitação em pessoas amputadas, além de enfatizar o papel do serviço na prescrição e dispensação de órteses, próteses e materiais especiais aos usuários.

O evento também contou com a presença de representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Sergipe, representante do Conselho Estadual de Saúde, conselheiros municipais e autoridades locais.

O post Saúde estadual marca presença na IV Conferência Municipal de Saúde de Santa Luzia do Itanhi apareceu primeiro em Saúde.