O grande diferencial com a mudança do raio-x analógico para o raio-x móvel digital é a celeridade no resultado dos exames

A fim de otimizar a prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no início de 2023, o  Governo Federal, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), investiu  em equipamentos de raio-x móvel digital para os hospitais regionais de Nossa Senhora da Glória, Estância, Itabaiana, Propriá e Nossa Senhora do Socorro. Os cinco aparelhos já estão em funcionamento e trazendo benefícios não só para os pacientes, mas também para os profissionais de saúde. 

 O grande diferencial com a mudança do raio-x analógico para o raio-x móvel digital é a celeridade no resultado dos exames, o que pode ser extremamente decisivo em casos de urgência, auxiliando imediatamente na conduta médica. De acordo com o gerente operacional da Central de Equipamentos da SES, Jordan Pereira, os aparelhos de raio-x móvel são equipamentos importantes para os pacientes que não conseguem se locomover até a sala onde os aparelhos fixos estão instalados. 

 “Com os novos equipamentos, o exame será realizado no leito. Essa nova tecnologia possibilita aos pacientes mais comodidade. Outro ponto positivo é que os níveis de exposição à radiação ionizante são menores tanto para o técnico em radiologia quanto para o paciente. Além disso, as imagens apresentam uma resolução de qualidade superior por serem digitais o que possibilita uma análise mais assertiva da área radiografada”, explicou o coordenador. 

 Conhecido popularmente como raio- x, o exame de radiografia é utilizado para produzir imagens de estruturas internas do corpo, para diagnosticar lesões nas articulações, tumores, ossos fraturados e até cáries nos dentes. Para realizar o exame, é importante retirar qualquer objeto metálico, porque esses acessórios podem sobrepor a imagem, dificultando o diagnóstico do paciente.

Foto: Ascom SES

O post Saúde instala aparelhos de radiografia móvel digital nos hospitais regionais de Sergipe apareceu primeiro em Saúde.