A ação itinerante já passou pelas cidades de Itaporanga D’ Ajuda, Itabaianinha, Nossa Senhora das Dores, Carmópolis, Estância, Porto da Folha, Propriá, Boquim, Frei Paulo e Capela

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou diversos serviços para a 10ª edição do ‘Sergipe é aqui’ que aconteceu nesta quinta-feira, 24, no município de Capela, no leste do estado. A população aprovou a iniciativa e pode realizar consultas, testes rápidos, avaliação odontológica, exames sorológicos de dengue, zika, chikungunya, toxoplasmose e HIV.

A ação itinerante do Governo do Estado já passou pelas cidades de Itaporanga D’ Ajuda, Itabaianinha, Nossa Senhora das Dores, Carmópolis, Estância, Porto da Folha, Propriá, Boquim, Frei Paulo e Capela.

O secretário da Saúde, Walter Pinheiro, afirmou estar feliz com os trabalhos que as equipes da Saúde estão fazendo dentro do programa ‘Sergipe é aqui’. “Percebo que estamos numa crescente dentro do programa. A priori, apenas trouxemos as Carretas do Homem e da Mulher em conjunto com a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’. Chegamos na 10ª edição com mais outras ações, como o “Sorrir Sergipe”, o Lacen e Hemose, e até o estande do ‘Opera Sergipe’ para que os pacientes regulados possam agendar as cirurgias. É muito gratificante saber que estamos construindo um Sergipe melhor para a população”, afirmou o secretário.

Em todas as edições, a Secretaria da Saúde traz um diferencial para atender a população. O projeto ‘Sorrir Sergipe’ está em sua 4ª edição, promovendo avaliação bucal para a detecção precoce do câncer de cavidade oral, mais conhecido como câncer de boca. Já as Carretas do Homem e a da Mulher, levou consultas e exames de ultrassonografia para detecção precoce dos principais cânceres que acometem homens e mulheres. 

Em dez edições, a  Unidade ‘Fique Sabendo’ que realiza testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C,  já atendeu mais de 800 pessoas, com um quantitativo de  3.772 testes rápidos realizados. Entre os resultados, duas pessoas reagentes para HIV; três pessoas reagentes para Hepatite B; duas pessoas reagentes para Hepatite C;  44 reagentes para Sífilis. “Em relação aos resultados, o que mais chama atenção são a quantidade de reagentes para sífilis, em todos os municípios têm uma incidência de casos. Por isso, vamos reforçar e criar mais campanhas educativas para evitar a transmissão”, explicou o gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana. 

População aprova os serviços

A dona de casa, Irailde dos Santos, comemorou a ação que está sendo um sucesso nos interiores. “Para mim é maravilhoso ter um programa que traz tantos serviços em um só lugar para as pessoas que não tem tempo de ir até a capital realizar os exames. Que venham mais edições, isso ajuda demais a quem quer se cuidar. Estava esperando fazer uma transvaginal há uns cinco meses, e só hoje consegui. Vou para casa feliz e tranquila”, disse Irailde. 

O Laboratório Central de Sergipe (Lacen), também marcou presença ofertando exames sorológicos de dengue, zika, chikungunya, toxoplasmose e HIV. 

Para incentivar a doação de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) fez orientações acerca da importância da doação de sangue e a coleta de amostras, com cinco mililitros de sangue, para o cadastro de doador de medula óssea.

Fotos: Mário Sousa

O post Saúde participa da 10ª edição do ‘Sergipe é aqui’ em Capela apareceu primeiro em Saúde.