Reduzir a violência no trânsito e, consequentemente, o números de acidentes, de óbitos e de vítimas com sequelas é o objetivo magno da Semana Nacional de Trânsito, aberta em Sergipe na manhã desta segunda-feira, 19, no município de Carmópolis. Representantes dos mais diversos órgãos e instituições de trânsito participaram do evento, que contou com a presença da Referência Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes da Secretaria de Estado da Saúde, Karla Danielly Anacleto.

A Semana Nacional de Trânsito é uma campanha de prevenção aos acidentes e visa conscientizar a população a praticar um trânsito seguro. Neste cenário, a Secretaria de Estado da Saúde exerce função importante, atuando em parceria com os órgãos envolvidos na temática, oferecendo análise do panorama epidemiológico dos acidentes, tendo em vista o quanto estes fatores externos oneram a saúde pública,

A Secretaria de Estado da Saúde é estratégica na prevenção também por trabalhar com um olhar crítico sobre os fatores de risco que mais contribuem para os acidentes, bem como para os grupos de risco em potencial, que são primeiramente os motociclistas, seguidos dos condutores de automóveis, depois os pedestres e, em menor escala, os ciclistas. “Com esse panorama conseguimos oferecer um norte para que os municípios consigam trabalhar no enfrentamento dos acidentes de trânsito”, disse a Referência Técnica.

Segundo ela, permanentemente a Secretaria de Estado da Saúde investe em ações articuladas com os órgãos de trânsito, não somente para promover a reflexão, mas para a construção de iniciativas que possam reduzir o número de acidentes no trânsito. “Para ampliarmos ainda mais o trabalho em rede, iremos criar no próximo ano um fórum permanente para construirmos soluções coletivamente e tentarmos sanar os problemas relacionados ao trânsito”, disse.

O presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Sergipe, Fabrício Alcântara, acredita que a unificação das forças de segurança com as entidades civis organizadas e os órgãos de trânsito é o caminho para o desenvolvimento de ações voltadas para a conscientização da população de como se fazer um trânsito mais seguro para todos, reduzindo assim a mortalidade por acidentes.

Tenente Coronel Leandro César – O comandante do 28º Batalhão de Caçadores em Sergipe, tenente Coronel Leandro César, ressaltou a importância da Semana Nacional do Trânsito. “As instituições unidas, cada uma exercendo o seu papel, é uma excelente forma de trabalhar pela redução dos números de acidentes, de óbitos e vítimas com sequelas”, atestou.

O superintendente da SMTT de Umbaúba e presidente do Fórum Estadual de Gestores de Trânsito e Transporte de Sergipe, Jonas Alves, destacou a importância da campanha. “Uma semana inteira dedicada ao trânsito, com ações em todo o país é algo essencial para conscientizarmos as pessoas da necessidade de se praticar o respeito e a responsabilidade no trânsito e assim preservarmos. A contribuição da Secretaria Estadual da Saúde, através da Referência Técnica karla Anacleto é valiosa, pois vem fortalecer esse trabalho, trazendo dados e estudos voltados a melhoria do trânsito nos municípios”, ressaltou.

Acidentados

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), referência na assistência de alta complexidade, atendeu a 3.375 vítimas de acidentes de trânsito entre janeiro deste ano e o último dia 18. Desse total, 2.190 foram por acidente com motocicleta, número muito superior às vítimas de acidente de carro, que somam 380. As vítimas de acidente automobilístico somam 380. Outras modalidades de acidentes são automobilístico, colisão moto com bicicleta, colisão carro com bicicleta, colisão moto com moto, queda de motocicleta, entre outros.

O post Saúde participa da abertura da Semana nacional do Trânsito em Carmópolis apareceu primeiro em Saúde.