Além das palestras, foram realizados exercícios corporais e respiratórios para os participantes

Práticas corporais podem ajudar a aliviar os sintomas de quem precisa realizar movimentos repetitivos todos os dias, como digitar no computador, ficar sentado ou em pé. Com o intuito de levar saúde aos trabalhadores e a prevenção do desenvolvimento de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância da Saúde do Trabalhador (Visat) e Fundação Estadual de Saúde (Funesa), promoveu, na manhã desta quarta-feira, 18, uma mesa redonda para discutir sobre essas condições que ocasionalmente pode afetar os servidores. Além de oportunizar a discussão, foram realizados exercícios para que os participantes pudessem aliviar a tensão do corpo. 

Segundo o Ministério da Saúde, a LER e o DORT são danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação, sendo uma das principais causas do adoecimento do trabalhador, conforme explica a gerente da Visat, Christiane Hora. “A importância desta mesa redonda não é apenas discutir sobre a doença, mas sobre como preveni-la e como lidar com esses sintomas no dia a dia. Sabemos que muitos trabalhadores que ficam longas horas em uma determinada posição, sentados ou em pé, com o decorrer dos anos tendem a desenvolver essa doença. O intuito é levar o conhecimento, fazer com que os profissionais de saúde notifiquem esses casos, para que possamos desenvolver políticas públicas”, abordou a gerente.

A prevenção envolve não só a parte física como também a emocional. A fisioterapeuta da Visat, Soraya Melo, explicou que a LER/DORT está associada a diversos fatores, por isso há a necessidade de trabalhar em conjunto com outras áreas. “Nesta mesa redonda, tivemos profissionais de fisioterapia, médico do trabalho e psicólogo, ou seja, uma equipe multidisciplinar, mostrando algumas coisas que a gente pode fazer para prevenir o adoecimento do trabalhador”, frisou Soraya. 

Exercícios corporais

A fisioterapeuta Gabriela de Bosi explicou sobre como a prática de exercícios corporais podem ajudar no alívio das dores. “Exercícios simples como fazer uma respiração correta e ter conhecimento corporal podem fazer toda a diferença para quem está sentindo algum desconforto, seja emocional ou físico. Por isso, depois das palestras, realizamos essa parte prática para que os participantes possam aprender como o conhecimento do seu corpo pode influenciar nas questões de prevenção da LER/DORT e de evitar dores ou outras indicações”, ressaltou.

Para a enfermeira Alane Gomes, que assistiu às palestras e participou das atividades, esse evento foi um momento de descontração e relaxamento. “Nós, que estamos no dia a dia desenvolvendo atividades, acabamos criando algumas rotinas, como uma respiração errada que pode nos prejudicar. Este evento é de suma importância, pois aborda sobre a qualidade de vida do trabalhador,” disse a enfermeira.

Fotos: Flávia Daniela

O post Saúde promove mesa redonda para conscientizar os trabalhadores acerca da LER/DORT apareceu primeiro em Saúde.