A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Central de Transplantes e em parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) e o Banco de Olhos de Sergipe, realiza nesta segunda-feira, 21, no Centro de Simulação Realística de Medicina da Universidade Tiradentes, o Curso de Capacitação para Determinação de Morte Encefálica. O evento é voltado para médicos intensivistas das redes pública e privada e conta com o apoio do Núcleo de Educação Permanente da SES.

Com aulas teóricas e práticas, o curso tem como objetivo capacitar os profissionais na realização do diagnóstico de Morte Encefálica, segundo informou o coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez, que palestrou sobre a legislação da doação de órgãos. Em sua fala, destacou a importância do diagnóstico de Morte Encefálica e do acolhimento das famílias de possíveis doadores.

Segundo Benito, foi ministrada também palestra sobre a manutenção do potencial doador de órgãos, com a proposta de oferecer uma contribuição aos médicos no sentido de que entendam como é feita a manutenção dos órgãos mais efetiva, garantindo órgãos com uma melhor qualidade para os receptores.

O curso abordou ainda como identificar, notificar e diagnosticar o potencial doador e, segundo Benito Fernandez, este pode ser qualquer pessoa que tenha o diagnóstico de Morte Encefálica fechado, ou seja, que deixa de ter as funções cerebrais de tronco-encefálico viáveis. O diagnóstico, segundo ele, se dá a partir de três testes, sendo dois clínicos, realizados por médicos diferentes e experientes, e um exame complementar por imagem.

Apelo

Ao falar sobre doação de órgãos, o coordenador da Central de Transplantes lembra que após a morte o corpo perece, entra em decomposição e neste caso, nao trará benéficos para ninguém. Já a doação de órgãos, ressignifica essa momento difícil, beneficiando aqueles que aguardam na fila por uma nova oportunidade de vida. Destaca que quando a doação é o maior ato de benevolência humana. Num momento de extrema dor, você se preocupar com a dor do outro. Afinal qualquer um pode precisar de um transplante.

Foto: Flavia Pacheco

O post Saúde realiza curso de capacitação para determinação de morte encefálica apareceu primeiro em Saúde.