A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Especializada e Urgências, tem empreendido grande esforço para incentivar a  ampliação da Atenção Domiciliar no território sergipano, executada através do Programa Melhor em Casa. Atualmente, 19 municípios já contam com o serviço, que tem como principal meta a desospitalização de pacientes e o giro dos leitos hospitalares.

A Atenção Domiciliar/Programa Melhor em Casa, que foi instituída pelo Ministério da Saúde em 2011, tem caráter substitutivo ou complementar aos cuidados realizados na Atenção Básica e em serviços de urgência. Estratégico, atua com Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP).

“É importante frisar que a assistência na atenção domiciliar é feita tanto pelas equipes da Atenção  Primária à Saúde,  como pelo Serviço de Atenção Domiciliar, sendo que a necessidade do paciente definirá quem fará o seu cuidado. Aqueles que são crônicos mas têm um  quadro clínico estável, podem ser acompanhados pelas equipes de Atenção Primária à Saúde. Já o paciente que requer uma assistência mais intensa, com maior número de visitas e procedimentos, é elegível para admissão no Serviço de Atenção Domiciliar”, explicou a coordenadora Estadual de Políticas de Atenção Especializada e Urgência, Neuzice Oliveira Lima.

Segundo ela, a Secretaria de Estado da Saúde vem realizando uma força tarefa no sentido de sensibilizar os gestores municipais que possuem população que atende aos critérios exigidos pela portaria do Ministério da Saúde a solicitarem a habilitação junto ao órgão federal para a implantação do Serviço Atenção Domiciliar (SAD).

Atualmente, os 19 municípios que possuem o Serviço de Atenção Domiciliar implantado são: Aquidabã, Aracaju, Canindé do São Francisco, Capela, Estância, Itabaiana,. Itabaianinha, Itaporanga, Lagarto, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Poço Redondo, Poço Verde, Salgado , São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto, segundo relacionou Neuzice Lima.

A secretaria, através da Diretoria de Atenção Especializada e Urgência, em parceria com o Ministério da Saúde, realizou no último dia  17 o Seminário Estadual de Atenção Domiciliar/Programa Melhor em Casa, com o intuito de fortalecer este  importante ponto de assistência da Rede de Atenção à Saúde do Estado.

O post Saúde trabalha para ampliar a Atenção Domiciliar no Estado apareceu primeiro em Saúde.