A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, participou na manhã desta sexta-feira, 18, da assembleia ordinária do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), realizada no Vidam Hotel Aracaju, com a presença de gestores e técnicos dos 75 municípios sergipanos. O objetivo principal da assembleia foi recepcionar os novos gestores municipais, bem como reforçar a importância do fortalecimento da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde.

O presidente do Cosems em Sergipe e secretário de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, Enock Ribeiro, explicou que com as mudanças de secretários dos municípios é importante passar informações e acolher os novos gestores. “Como tem uma rotativa grande de secretários, sempre estamos fazendo esse acolhimento, recebendo os novos secretários, para trazer informações para os antigos e, assim, desenvolver suas atividades no dia a dia. É muito bom estar nessa confraternização, para que os gestores fiquem cada vez mais unidos e participativos nos processos de trabalhos do Sistema Único de Saúde (SUS). Os representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde estão presentes (CONASEMS), são nosso apoio em Brasília, que nos ajudam a solucionar os problemas de uma maneira geral dos programas do SUS junto ao Ministério da Saúde”, disse.

Mércia Feitosa destacou a importância dos profissionais no combate à pandemia do coronavírus e reforçou a importância dos gestores para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde. A Secretária em sua fala também parabenizou os municípios que alcançaram 75% na imunização contra a Covid-19 e mencionou os avanços na Rede Estadual de Saúde.

“Com essa união conseguimos em Sergipe ser diferenciados, pois, conseguimos uma importante articulação entre SES e municípios. Vocês assumem uma grande missão nesse momento, um desafio, porque vocês abraçam a gestão em momento de pandemia. Desejo a todos vocês sabedoria. Não é fácil, não é simples, mas quando abraçamos essa missão é com muito amor. O que nos motiva é acreditar no sistema. Eu acredito no SUS e vou lutar para que a gente consiga entregar à sociedade o SUS que acreditamos. É isso que nos move, nos faz estar aqui, em meio há dois anos de pandemia, a maior crise sanitária mundial, e nós estamos presentes. Tivemos todos os planejamentos de inovação, modernização, renovação de equipe, de processos e ampliação de serviços pelo Estado. Estamos avançando, mas no início do ano pegamos um cenário ainda desafiador que é a disseminação do coronavírus. O estado precisa de todos vocês neste momento. A grande missão dos municípios é o fortalecimento da Atenção Primária, pois é na APS que tudo inicia”, salienta.

A assembleia também contou com a presença de representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), a exemplo do Secretário Executivo do Conselho, Mauro Junqueira. “O CONASEMS veio trazer a questão do financiamento, dando ênfase ao financiamento Federal do Previne Brasil, nas ações de Atenção Básica, defendida pelo CONASEMS. Ao longo dos últimos dois anos, incluímos mais de 80 milhões de brasileiros no programa. Hoje temos mais de 160 milhões identificados, vamos chegar aos 220 milhões, ou seja, toda a população tem acesso ao serviço de saúde, tendo ou não plano de saúde. A qualificação da Atenção Básica possibilita dar uma atenção melhor na ponta para o usuário, este é o nosso papel. Sobre recursos do Previne Brasil, esse ano tivemos apenas 700 milhões de recursos, mas estamos lutando junto ao Congresso Nacional por mais recursos. Nós não desistimos, vamos trabalhar para ampliar os cadastros e melhorar os indicadores da Atenção Básica e os resultados”, explicou.

Diretor Financeiro do Conasems, Hisham Hamida, também esteve presente na assembleia. “Além de recepcionar os gestores nesse ano que se inicia, também saliento importância dos gestores municipais nos espaços de discussão, pactuação planejamento municipal, a importância dessa integração observando as necessidades de saúde local, observando as questões da região e, com isso, construir e fortalecer as Redes de Atenção”, reforçou.

O diretor de Atenção Primária à Saúde, João Paulo Almeida Brito da Silva, explanou sobre o cenário da APS e os novos desafios. “É consenso entre os participantes do evento a importância de aconselhar os novos gestores sobre as dificuldades que estamos passando, nos desafios que cada um tem enfrentado, inclusive, nos desafios que a Atenção Primária tem passado, tanto para desenvolver suas atividades cotidianas, como para desenvolver suas atividades no enfrentamento a pandemia, que traz um processo de cuidado e de gestão. A Atenção Primária tem sido o foco do debate aqui, justamente por ser porta de entrada, o ponto de atenção que acolhe toda essa diversidade que a pandemia tem colocado para a gente”, relatou.

Para a coordenadora geral do Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação de Aracaju (Nucaa), Tina Cabral, os gestores precisam estar nos espaços de gestão e não os representantes. “O SUS é alicerçado nos pactos, então, são pactuações dos três entes, aqui é o espaço da pactuação do ente estadual com os entes municipais. Também temos o Colegiado Interfederativo Estadual, onde os gestores precisam se fazer presentes, porque nesse espaço são pactuadas as políticas de saúde. Todas as discussões de financiamento de tudo que envolve o funcionamento dos SUS é nesse espaço que se define, se pactua, se partilha, então o gestor precisa se fazer presente”, finaliza.

Foto: Valter Sobrinho

O post Secretária da Saúde recepciona novos gestores municipais em assembleia do Cosems e reforça a importância do fortalecimento da Atenção Primária apareceu primeiro em Saúde.