O Dia Mundial do Coração, comemorado nesta quinta-feira, 29, tem o objetivo de conscientizar sobre doenças cardiovasculares. A campanha mundial alerta sobre hábitos que podem afetar a saúde do coração. O médico cardiologista do Huse, Renato Mesquita, explica a importância de uma rotina saudável para prevenir futuras doenças.
O cardiologista defende que o Dia Mundial do Coração pode ajudar a salvar vidas. “Essa data foi criada justamente para prevenir o adoecimento cardíaco. A campanha tem o objetivo de alertar os jovens para a política de prevenção de saúde e não somente os idosos, sobre os fatores de risco”. Mesquita, ainda fala sobre como as doenças no coração não tem um fator determinante específico, a doença cardíaca é multifatorial.

“A Primeira coisa é a carga genética da doença cardíaca, ou seja, pessoas com histórico na família de doença cardiovascular precoce, abaixo dos 55 anos no homem e, 65 anos na mulher, têm uma chance maior de desenvolver também doença cardíaca nessa idade. Com o envelhecimento vão aparecendo as doenças crônicas degenerativas, notadamente, hipertensão, diabete e hipercolesterolemia (colesterol alto) sendo mais três fatores que se juntam a carga genética própria do paciente, mas o estilo de vida ruim, como o tabagismo e má alimentação pode agravar o quadro”, revelou.

Para evitar complicações, o cardiologista alerta sobre a importância de adotar um estilo de vida saudável. “ É preciso ter hábitos saudáveis desde cedo. Hoje, temos dado atenção para que os jovens tenham isso em mente, com o intuito de prevenir futuras doenças cardiovasculares e cerebrais. Por isso, é importante ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e evitar o tabagismo”, orientou.

O post Secretaria de Estado da Saúde destaca que a rotina saudável pode prevenir doenças cardiovasculares apareceu primeiro em Saúde.