O projeto do Ministério Público tem o objetivo de incentivar a denúncia contra a violência de crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade

Visando fortalecer a campanha ‘Proteger é dever de todos’, nesta terça-feira, 12, foi realizada uma coletiva de imprensa no auditório do Ministério Público de Sergipe (MPSE) para apresentação do Termo de Cooperação Técnica firmado com algumas instituições, dentre elas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Com o intuito de conscientizar a sociedade em relação ao dever de acolher e proteger a criança e o adolescente, denunciando as violações de direitos, o Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (CAOpIA), busca fortalecer a Campanha ‘Proteger é dever de todos’, desenvolvida em conjunto com o sistema judiciário de Sergipe (Tribunal de Justiça de Sergipe e Defensoria Pública do Estado de Sergipe), Polícia Civil de Sergipe e outros parceiros.

A campanha tem o intuito de conscientizar a população para denunciar a violência contra crianças e adolescentes, por meio dos canais Disque 100 Direitos Humanos Nacional e Disque 181 Denúncia Polícia Civil.

A SES, por meio do Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (Crai), faz parte do projeto com o acompanhamento de crianças e adolescentes no Centro, que completou um ano de existência no dia 6 de dezembro.

Na oportunidade, o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, assinou o Termo de Cooperação Técnica, e  destacou que este ano já houve mais de 4.800 atendimentos no Crai, e por isso é preciso reforçar ainda mais as políticas públicas em termos de divulgação em todas as plataformas de comunicação, incentivando assim a denúncia. 

“É de suma importância que os atendimentos sejam de qualidade, e atualmente os serviços de saúde física e mental são ofertados no Crai, gerando assim mais assistência a quem precisa”, explicou.

A promotora de Justiça Talita Cunegundes ressaltou a importância da campanha. “Nós temos vários parceiros que auxiliam nessa empreitada. O Governo do Estado é um deles, que cedeu o espaço, através do Crai, e somando esforços conseguimos fazer com que os atendimentos sejam cada vez mais humanizados”, apontou.

Sobre o Crai

O Crai Sergipe é o primeiro das regiões Norte e Nordeste e o segundo do Brasil com espaço físico e assistência qualificada. O Centro funciona porta aberta, ou seja, atende crianças e adolescentes vítimas de violência, bem como recebe usuários encaminhados pelo Conselho Tutelar, delegacia de polícia, Ministério Público ou qualquer órgão de saúde, educação ou afins. 

A criação do espaço foi concretizada tanto para evitar a revitimização, quanto para que o atendimento se tornasse integral e mais completo. O Crai permite também a alocação de salas específicas para registro de Boletim de Ocorrência, acolhimento psicossocial e atendimento ginecológico.

Fotos: Mário Sousa

O post Secretaria de Estado da Saúde firma parceria com campanha ‘Proteger é dever de todos’ apareceu primeiro em Saúde.