Os trabalhadores do Hospital Regional José Franco Sobrinho, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, participaram esta semana de uma programação inteiramente voltada para a prevenção de acidentes no trabalho. 

As atividades elaboradas para o Abril Verde, mês da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, foram desenvolvidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/SES), o Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (NAST/SES), a Vigilância de Saúde do Trabalhador (VISAT) e Programa Servidor Zen. Desde a última segunda-feira, 11, uma série de práticas para o trabalho do corpo e da mente foram ofertadas aos profissionais do José Franco. 

“Nos dias 11, 12 e 13 de abril, tivemos algumas ações no hospital pensado em abordar a segurança e saúde dos colaboradores. O primeiro dia foi voltado para práticas laborais, no segundo dia fizemos a exposição de vídeos relacionados a acidentes de trabalho. Já no dia terceiro dia aconteceu palestra sobre saúde mental no trabalho, além de  abordarmos a classificação e registro de acidentes”, detalhou o  técnico em segurança do trabalho, lotado do Hospital Regional José Franco, Nivaldo Cardoso. 

O Terapeuta Corporal e idealizador do programa ‘Servidor Zen’ da SES, Glaudenilson Silva, conduziu práticas corporais de autoconhecimento. Ele assegura que elas  proporcionam um ambiente mais seguro. “Trabalhamos a automassagem porque ela ajuda a pessoa a se conhecer melhor através do contato com o próprio corpo, elimina tensões que vão surgindo ao longo das atividades laborais e podem contribuir para que acidentes ocorram. É  preciso considerar que o acidente de trabalho não está associado somente com lesões produzidas por objetos, quando a pessoa está em contato com seu próprio corpo, se relacionando bem com ele, fica mais atenta e acaba interagindo melhor também com o ambiente”, afirma. 

Além disso, o terapeuta oportunizou momentos para o trabalho da mente através da meditação. “Com as práticas meditativas a gente foca na atenção da pessoa para o momento em que ela está desenvolvendo suas atividades no trabalho, o momento presente. O foco é o centramento da atenção, de estar alerta a tudo aquilo que o profissional desenvolve em sua rotina de trabalho. Um outro aspecto experienciado pelos participantes é a integração entre a equipe, isso é essencial e pode contribuir na prevenção de acidentes, pois, quando as pessoas interagem há maior colaboração e harmonia no ambiente laboral, complementa Glaudenilson.

Carlison Souza da Silva, Referência Técnica em Engenharia e Segurança do Trabalho do SESMT/SES, diz que o ciclo de atividades está sendo realizado em todas as unidades da Rede Estadual e ficou satisfeito com a receptividade dos profissionais do Hospital de Socorro. “Sempre lembrando que é apenas um mês simbólico porque a segurança deve ser pensada e praticada durante todo o ano. No hospital de Socorro, a receptividade foi surpreendente, isso nos alegra porque vimos o interesse dos profissionais em procurar conhecimento na área de segurança do trabalho e demonstraram a necessidade de cuidar sempre do próximo”, reforça. 

Maria Juliana Alves, Neuropsicóloga, também compôs a lista de participantes da programação e ressaltou a importância da motivação para um ambiente de trabalho saudável. “Foi uma satisfação enorme levar esses conhecimentos para cada colaborador. Eu quis mostrar para eles a importância de cuidar primeiramente de si, afinal, somente assim podemos cuidar do outro. Muitos profissionais por falta de informação acabam deixando de lado a própria saúde, não se cuidam em seus locais de trabalho. É fundamental que todos nós compreendamos nossas motivações, se elas são internas ou externas, por isso, hoje quisemos trazer o olhar técnico sobre esse tema e também reforçar o quão todos aqui são importantes e especiais”, compartilha.  

O SESMT da SES vem desenvolvendo desde o início de abril, em todo o território sergipano, ações intensas de conscientização sobre segurança no ambiente de trabalho, a exemplo dos quatro dias de treinamentos com os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Neópolis. Na ocasião foram abordados temas como biossegurança – 32, EPI – 06 e classificação e registro de acidentes – CLT. 

O município de Capela também já desfrutou de uma série de intervenções formativas e laborais e as próximas unidades de saúde a receberem a programação será a maternidade Nossa Senhora de Lourdes nos dias 18 e 19,  em o Hospital Regional de Propriá será contemplado nos dias 20 e 22 de abril. 

O post Secretaria de Estado da Saúde leva orientações sobre Segurança no Trabalho para Hospitais Regionais e unidades da rede estadual apareceu primeiro em Saúde.