A Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará na próxima terça-feira, 31, das 8h às 12h, uma webpalestra sobre a qualificação do monitoramento de óbitos. A capacitação, que tem como público-alvo coordenadores da vigilância epidemiológica, Atenção Primária à Saúde, bem como médicos e enfermeiros da Estratégia da Saúde da Família, ocorrerá de forma remota e emitirá o certificado para os participantes.

Os interessados devem acessar o link https://telessaude.se.gov.br/, na data e horário da capacitação e clicar no banner do curso, ou entrar direto através do Qr Code disponível no card do treinamento. A ação acontece em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

A capacitação contará com orientações referentes aos procedimentos necessários que devem ser seguidos para investigar um óbito, como preencher a ficha de investigação, como coletar as informações nos prontuários e quais as informações relevantes. Além disso, também tratará de portarias, resoluções e como informar o óbito aos órgãos cabíveis.

A gerente de sistema de informação da vigilância em Saúde/SES, Pauliana de Jesus dos Santos, reforça que o treinamento tem como objetivo basilar qualificar a vigilância do óbito no Estado de Sergipe, capacitando os profissionais que preenchem Declaração de Óbito nos estabelecimentos de Saúde e que realizam as investigações de óbitos, para melhorar ainda mais o serviço. “Hoje a vigilância do óbito tem uma grande dificuldade que são os óbitos com causas mal definidas. Então, o principal intuito do curso é mobilizar esses profissionais e passar essa informação para quem atesta e investiga o óbito”, destaca.

O post Secretaria de Estado da Saúde promove capacitação em qualificação do monitoramento de óbitos para profissionais da saúde apareceu primeiro em Saúde.