A Secretária de Estado da Saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mércia Feitosa, enfatizou a importância do fortalecimento do controle social e do Sistema Único de Saúde (SUS) durante sua fala na abertura da Primeira Etapa do VI Encontro de Mesas Diretoras dos Conselhos de Saúde do Nordeste, realizada no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, na manhã desta terça-feira, 12. O evento acontece hoje e amanhã, reunindo conselheiros estaduais e municipais da região.

Para Mércia Feitosa, o encontro deve servir para pautar discussões que promovam a construção de uma rede de conselhos de saúde potente. “E que a partir daí a gente possa discutir com os gestores sobre aquilo tudo em que acreditamos. Não temos que ser inimigos da gestão, ao contrário, precisamos nos unir e trabalharmos juntos no objetivo comum que é fortalecer o grande SUS que nós acreditamos e que sabemos que na pandemia deu um show. O Sus mostrou que nós podemos ter qualidade na assistência aos usuários”, ponderou.

A coordenadora do encontro e membro da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju, Núbia Santana, disse que o evento se reveste de grande significado, uma vez que o seu objetivo é o de alinhar as discussões que serão levadas ao fórum nordestino que deverá ser realizado em junho, na Paraíba. “O encontro é a expressão de parte do processo que se realiza em âmbito nacional, com vistas a analisar, refletir e propor estratégias políticas para o fortalecimento do SUS e do controle social”, disse.

O encontro vai abordar nestes dois dias temas como autonomia e independência financeira dos Conselhos de Saúde, O conceito de minorias sociais e o papel do Estado na consolidação de igualdade e equidade, O papel das Conferências de Saúde nos planos de saúde e avanços no SUS, entre outros, conforme informou Núbia Santana, salientando que ao final do encontro será tirado um documento com os encaminhamentos concretizados nesta etapa.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Marcos Sampaio, disse guardar boas expectativas em relação às discussões que serão feitas nestes dois dias. “Acredito que iremos efetivar uma articulação entre os Estados participantes para que a gente possa avançar no controle social de forma alinhada. Embora cada território tenha a sua especificidade, penso que precisamos caminhar juntos, unificados nas pautas de trabalho, objetivando o bem maior que é um SUS qualificado e digno para os nossos usuários”, declarou.

Foto: Valter Sobrinho

O post Secretária de Saúde destaca a importância dos conselhos de saúde em encontro regional apareceu primeiro em Saúde.