Nesta segunda-feira, 04, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou à campanha de vacinação antirrábica, com a meta de imunizar contra a raiva 80% da população estimada de cães e gatos domiciliados que juntos somam 320 mil animais, sendo 70% caninos. Todos os 75 municípios estão engajados na campanha, conforme informou a Referência Técnica do Programa de Controle e Prevenção da Raiva Animal, Ana Paula Barros.

Em Aracaju a vacinação começou pela zona de expansão e se ampliará para outras áreas da capital paulatinamente, como salientou a Referência Técnica, acrescentando que a campanha prosseguirá até o dia três de novembro. Destacou que a raiva é uma doença infecciosa viral grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

A referência técnica ainda informou que Sergipe nunca registrou mortes em humanos por raiva. “O cenário epidemiológico mostra que o vírus está sob controle, devido ao trabalho preventivo como a campanha de vacinação anual e o atendimento antirrábico”, destacou Ana Paula.

O post Sergipe começa a vacinação antirrábica apareceu primeiro em Saúde.