Dezesseis enfermeiros das maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Izabel participam nesta terça-feira, 15, da primeira oficina prática do curso de especialização em enfermagem neonatal, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Fernandes Figueira. O objetivo é a qualificação dos enfermeiros na assistência neonatal para a redução dos indicadores de saúde, como a mortalidade neste coeficiente. O curso tem o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEEPS) e da Diretoria de Atenção Especializada e Urgências (DAEU).

O curso de especialização integra as ações do QualiNeo, uma estratégia criada pelo Ministério da Saúde para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção aos recém-nascidos nas maternidades. Os enfermeiros que participam da especialização atuam nas Unidades Neonatais de ambas as maternidades e, pela portaria do Ministério da Saúde, elas são subdividida em UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), UCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais) e a UCINCa (Unidade de Cuidados Intermediários Canguru).

“Esse é o primeiro curso no país nesta modalidade, totalmente embasado em evidências científicas atualizadas e pensado muito nos profissionais que estão na assistência e que certamente estão engajados no QualiNeo para fazer a diferença nas boas práticas, com evidências, responsabilidade e técnicas apuradas”, disse a gerente da UTIN da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Referência Técnica da estratégia em Sergipe, Monique Daniela dos Santos Lima Cabral.

Segundo ela, as oficinas práticas do curso de especialização irão ocorrer durante seis meses, com aulas presenciais e outros dois encontros de forma remota, enquanto a parte teórica acontece paralelamente. Acrescentou que os enfermeiros participantes têm o compromisso de multiplicar o conhecimento com seus pares nas unidades neonatais. “Eles têm esse dever, inclusive o de executar os 10 passos do cuidado nenonatal “, ressaltou.

Passos do QualiNeo

Siga as normas de reanimação neonatal e previna a hipotermia.Use CPAP desde a sala de parto e evite intubar o recém-nascido.Controle o uso de oxigênio. Evite a hiperóxia.Alimente o RN o mais precoce possível e de preferência com o leite materno-humano.Higienize as mãos e evite antibióticos desnecessários.Uso criterioso de medicamentos (aminas, analgésicos e sedativos).Pratique o Método Canguru e integre toda a equipe multiprofissional no cuidado individualizado.Siga as normas de segurança do paciente no cuidado com o RN.Utilize de forma racional os recursos existentes e pratique o gerenciamento de leitos.Utilize os indicadores de sua unidade neonatal como fonte de melhorias e de aprendizado da equipe.

O post Sergipe realiza primeira oficina prática do curso de especialização em enfermagem neonatal apareceu primeiro em Saúde.