O serviço possibilitou a melhoria na assistência pré-hospitalar de forma ágil e segura nos atendimentos de urgência e emergência

O olhar da dona de casa Aline Oliveira dos Santos, moradora de Porto da Folha, no alto sertão sergipano, não esconde a gratidão em ter sua filha com saúde nos braços. A pequena Luna Santos Medeiros, que tem diabetes, foi uma das pessoas cujas vidas foram salvas graças ao serviço aeromédico do Governo de Sergipe, que tem como intuito diminuir o tempo-resposta das ocorrências de urgência e emergência no estado.

Aline contou que, após passar mal durante uma viagem, a sua filha precisou do resgate realizado pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA). “Luna havia passado mal em decorrência de diabetes, e por isso foi preciso transferi-la para o Hospital de Urgências (Huse), em Aracaju, o mais rápido possível, e o aeromédico possibilitou isso. Graças ao acolhimento e ao cuidado dos profissionais, hoje eu posso contar essa vitória com minha filha no braço”, relatou a mãe.

Essa é apenas uma dentre as 91 histórias de atendimentos realizados pelo serviço aeromédico ao longo de seis meses de operacionalização no ano de 2023. O serviço conta com um total de 29 profissionais, sendo 15 médicos e 14 enfermeiros emergencistas habilitados pelo estágio de qualificação para tripulação de voo. 

Homenagem

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), realizou nesta quarta-feira, 20, no Palácio Governador Augusto Franco, em Aracaju, uma solenidade em homenagem aos profissionais que contribuíram para que o serviço alcançasse o marco de 91 atendimentos em seis meses.

Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri destacou a importância de ampliar o serviço, responsável por salvar inúmeras vidas. “A criação do aeromédico foi uma parceria que deu super certo entre as Secretarias de Estado da Saúde e a Segurança Pública. É um serviço inovador, que pretendemos ampliar e manter em pleno funcionamento, garantindo a capacitação dos profissionais e possibilitando aos sergipanos mais segurança e assistência em atendimentos de urgência e emergência”, reforçou.

O termo de cooperação nº 001/2023 foi assinado no dia 16 de fevereiro de 2023, entre as Secretarias da Saúde e da Segurança Pública, para a utilização conjunta da aeronave entre o Grupamento Tático Aéreo (GTA) e o Samu 192 Sergipe, visando a realização de atendimentos aeromédicos de urgência.

Atuação dos profissionais

Os resgates aeromédicos passaram a adotar protocolos clínicos de incidentes com a necessidade de apoio da aeronave, possibilitando a melhoria na assistência pré-hospitalar de forma ágil e segura nos atendimentos de urgência e emergência.

O médico Mateus Teles contou que, por se tratar de um novo serviço implantado em Sergipe, a experiência no aeromédico foi bastante desafiadora. “É muito gratificante trabalhar no serviço aeromédico, porque conseguimos prestar uma assistência qualificada com muita técnica e efetividade, no sentido de diminuir o tempo-resposta nas situações de trauma com pacientes instáveis e graves que necessitam de um tratamento rápido, e essa é a grande virtude do resgate aeromédico ao longo desses meses”, disse o médico.

Para a enfermeira Lara Reis, participar do aeromédico é a realização de um sonho e de crescimento profissional. “Para mim, é muito importante proporcionar o melhor atendimento para os sergipanos. Para chegarmos até aqui, com este marco de atendimentos, passamos por uma capacitação para atuar de forma efetiva no resgate desses pacientes críticos. Atendemos diversos tipos de ocorrências no interior, onde o tempo-resposta por via aérea é muito melhor, principalmente quando se tratam de pacientes vítimas de infarto ou acidentes, que exigem uma agilidade e precisão maior, com um resgate mais completo”, explicou. 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, as equipes do Samu 192 Sergipe e do GTA se uniram para entregar qualidade no resgate para a linha de cuidado no transporte aéreo. “Em menos de um ano, realizamos quase 100 atendimentos, com muitas histórias que realmente impactam na vida dessas pessoas que foram resgatadas. É muito importante celebrarmos e promovermos o reconhecimento a esses profissionais pelo trabalho desempenhado ao longo dos meses em benefício dos sergipanos”, ressaltou o secretário. 

Atendimentos

Em sete meses de operacionalização do serviço, foram registradas 91 ocorrências com pacientes em risco iminente de vida com diversas patologias, como cardiovasculares, obstétricas, traumas, causas clínicas, remoções pediátricas e incidentes com múltiplas vítimas (IMV).

Segundo o superintendente do Samu 192 Sergipe, Denison Pereira, o aeromédico é um divisor de águas para o estado no que diz respeito ao resgate nas urgências. “O serviço aeromédico em Sergipe começou no dia 1º de maio, e de lá pra cá foram atendidas diversas ocorrências de urgência. Sabemos da importância que os profissionais qualificados como médicos, enfermeiros e todos os tripulantes fazem a diferença na assistência dos pacientes. A nossa ideia é qualificar cada vez mais e ampliar a equipe para atender da melhor forma a sociedade sergipana”, evidenciou. 

Com a ampliação do serviço e os profissionais qualificados, Sergipe passou a configurar uma nova realidade na vida dos sergipanos no que diz respeito aos principais serviços de atendimentos móveis de urgência do país.

Para o comandante do GTA, coronel Fernando Góes, o serviço aeromédico tem dado resultados expressivos para a população sergipana. “O aeromédico trouxe um fator positivo para todos que necessitam de um atendimento mais ágil, para aqueles pacientes que teriam um comprometimento muito maior no restabelecimento de sua saúde caso o serviço aéreo de saúde não tivesse socorrido”, frisou.

Fotos: Mário Sousa

O post Serviço aeromédico garante assistência rápida e eficiente com mais de 90 atendimentos prestados à população sergipana apareceu primeiro em Saúde.