A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, administrada pela Secretaria de Estado da Saúde, iniciou o serviço de Triagem Auditiva Neonatal, também conhecida como teste da orelhinha. O exame tem por objetivo verificar se as vias auditivas do bebê estão normais.

“Todo ser humano adquire sua função de escutar a partir do 5º mês, ainda na barriga da mãe. Assim, depois do parto, para garantir que a capacidade auditiva do recém-nascido esteja dentro do esperado, o fonoaudiólogo realiza esse teste”, explicou fonoaudióloga, responsável Técnica da MNSL, Berta Raika de Souza Sereno. Ela atentou que o exame é bastante simples e dura até 10 minutos.

“Apesar de rápido, o exame é muito eficiente na detecção de perdas auditivas em neonatos, que pode ocorrer em três a cada 1000 bebês nascidos. O profissional coloca um fone de ouvido acoplado a um aparelho de emissões otoacústicas nas orelhas do bebê. Depois, o aparelho emite sons de baixa intensidade, o software conectado recolhe as reações do ouvido interno e, assim, traça um gráfico para que o profissional de saúde interprete.”, disse Berta.

A fonoaudióloga observou que se houver alguma anormalidade, a criança repete o teste, faz outros exames e é encaminhada para tratamento. Ela ressaltou ainda que, depois da avaliação, os pais recebem um guia sobre o desenvolvimento do sistema auditivo dos bebês. “Nele estão descritos todos os avanços que as crianças devem ter, até mesmo para desenvolverem a linguagem oral”, disse a fonoaudióloga.

É importante dizer que o teste é obrigatório e assegurado pela Lei Federal nº 12.303/2010. Portanto, a realização é gratuita. O serviço funciona de segunda a sábado das 7h às 19h, na ala verde da maternidade.

O post SES inicia serviço de Triagem Auditiva Neonatal na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apareceu primeiro em Saúde.