A rede conta com um serviço multidisciplinar, além de atendimentos na Atenção Básica e Especializada em Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) desenvolve várias ações junto aos municípios para ampliar o acesso às políticas públicas de saúde, dentre essas as voltadas à saúde mental, articuladas às redes intersetoriais. A Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Sergipe (RAPS), que integra o Sistema Único de Saúde (SUS), possui vários serviços voltados para a saúde mental, os quais têm como objetivo atender as necessidades de cada pessoa, desde os casos mais leves até os mais graves, além dos episódios agudos (crise).

A Atenção Primária de Saúde (APS) é responsável pelas ações estratégicas de prevenção e promoção que visam desenvolver habilidades psicossociais, resiliência e autonomia para aprender a lidar com as adversidades da vida. 

A referência técnica da Rede de Atenção Psicossocial da Diretoria de Atenção Especializada à Saúde da (SES), Suely Matos, reforça que para as pessoas que já apresentam necessidades de acompanhamento dos serviços especializados em saúde mental, há um fluxo a ser seguido. “As equipes da atenção primária à saúde de cada município vão encaminhar para suas referências de ambulatório especializado e/ou Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de acordo com a oferta de serviços de cada território”, explicou.

Celebrado neste 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental é uma data que busca ampliar a conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental em escala global. “A data, segundo a OMS, reforça a conscientização de um direito humano e universal, por meio da possibilidade de proteção aos riscos em saúde mental, com acesso qualificado aos cuidados, afim de promover o bem-estar biopsicossocial e a quebra de estigmas, discriminação e violação de direitos”, ressaltou Suely Matos.

Implantação 

Para fortalecer a rede de atenção psicossocial e atender os casos de crise, o Governo do Estado, por meio da SES,  implantou em março de 2023, 15 leitos de internação no Hospital Jessé de Andrade Fontes, localizado no município de Estância, no sul sergipano, com foco no público infantojuvenil, sexo masculino, faixa etária dos 12 aos 17 anos, 11 meses e 29 dias, uma vez que a Rede já dispunha de unidades de referência para o público adulto, a exemplo da Clínica São Marcello, Hospital São José e Hospital Universitário de Sergipe (HU), todos situados em Aracaju. 

As quatro unidades atendem as demandas dos 75 municípios do Estado de Sergipe, sendo que os leitos do Hospital Regional de Estância e da Clínica São Marcello são regulados pela Central de Regulação de Leitos (CRL) Estadual. Enquanto que os leitos do Hospital São José e do HU são regulados pela Central de Regulação de Leitos Municipal.  

Para além dos serviços, a SES conta com um grande parceiro, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o qual realiza apoio emocional e prevenção, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, via telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.

O post Usuários do SUS contam com serviços na Rede de Saúde Mental em Sergipe apareceu primeiro em Saúde.