A Secretaria de Estado da Saúde (SES) através da Diretoria de Planejamento(DIPLAN), Diretoria Vigilância em Saúde (DVS), com apoio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) realizaram o treinamento dos servidores que atuam na DVS, para uso do Programa Tabwin, desenvolvido pelo DATASUS. O intuito da capacitação é qualificar os técnicos da SES para produzirem tabulações rápidas, monitoramento e análise dos Bancos de Dados dos sistemas de informações em saúde. O curso aconteceu durante a quarta e quinta-feira, 06 e 07.
Para os profissionais do setor de saúde, o Programa Tabwin facilita na construção e aplicação de índices e indicadores de produção de serviços, de características epidemiológicas (incidência de doenças, agravos e mortalidade), por estado e município. Essa análise de bases de dados podem ocorrer em sistemas que mostram indicadores da saúde como por exemplo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
“Esse curso já aconteceu em 2021 e estamos dando continuidade com outras turmas. Desta vez estão presentes todos os técnicos da DVS. Temos a teoria e prática deste curso que é exatamente para que as áreas técnicas consigam monitorar esses sistemas, e assim apoiar os municípios quanto a isso”, disse Gildete Maria Ávila Carvalho, responsável pela Coordenação Estadual da Vigilância Epidemiológica.
O programa incorpora uma série de novos recursos, facilitando ainda mais o trabalho de tabulação e tratamento dos dados. O Tabwin permite importar as tabulações efetuadas na Internet (geradas pelo aplicativo TABNET, desenvolvido pelo DATASUS); realizar operações aritméticas e estatísticas nos dados da tabela gerada ou importada pelo Tabwin, elaborar gráficos de vários tipos, inclusive mapas, a partir dos dados dessa tabela; efetuar outras operações na tabela, ajustando-a às suas necessidades.
Entre os participantes do curso estava a responsável pela área técnica de HIV/AIDS da SES, Jôse Calasans. A técnica relatou que já usa o programa e que a capacitação é uma excelente oportunidade de atualização das ferramentas.
“É uma ferramenta que já trabalhamos e que utilizamos na tabulação de dados. Através desse programa fazemos levantamentos referentes aos agravos. Acredito que essa capacitação vem para melhorar o serviço, porque através dos dados que é uma estatística real, podemos alinhar e orientar os municípios”, destaca.
Foto: Valter Sobrinho
O post Secretaria de Estado da Saúde treina servidores para análise de base de dados apareceu primeiro em Saúde.