O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde, está realizando algumas ações do “Agosto Dourado”, destacando a importância do incentivo ao aleitamento materno para o desenvolvimento saudável dos bebês dentro da unidade hospitalar.
Uma dessas ações ocorreu durante a manhã desta quinta-feira, 11, e foi promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital. A nutricionista, Viviana Melo Ferreira, visitou todas as enfermarias e forneceu algumas orientações sobre a importância da amamentação para as mães e para as crianças. Ela destacou a que o leite materno previne infecções e evita internamentos.
“A importância do leite materno para a criança está em sua constituição nutricional. Ele contém vitaminas, minerais e anticorpos que favorecem ao bom desenvolvimento infantil, prevenindo infecções recorrentes, evitando internamentos, além do vínculo entre mãe e filho”, afirmou.
O Hospital da Criança atende em média, por mês, 1.240 crianças de 0 a 2 anos idade, cujas mães ainda estão no período de amamentação. Só no mês de julho, 1.265 crianças desta faixa etária foram atendidas na unidade hospitalar.
Durante a ação do NEP, verificou-se que algumas mães lactantes poderiam ser auxiliadas pelo Banco de Leite Marly Sarney. A Superintende do Hospital da Criança, Catharina Costa, explica que, com olhar humanizado que existe na unidade, foi possível realizar a captação de novas doadoras.
“Identificamos a necessidade de algumas mães lactantes em serem auxiliadas pelo Banco de Leite Marly Sarney, para o processo da ordenha de alívio e aproveitamos para promover a captação de novas doadoras de leite humano. Essa é a verdadeira essência da assistência em saúde em Rede”, explicou.
O post Agosto Dourado: Hospital da Criança realiza ações de incentivo ao aleitamento materno apareceu primeiro em Saúde.