A partir desta quarta-feira, 1º, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência do Programa IST/Aids, se engaja ao Dezembro vermelho, uma mobilização nacional de conscientização para o tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à Aids, que é o 1º de dezembro.
Neste ano, a campanha irá trabalhar a prevenção combinada, que inclui as novas formas de cuidados preventivos pelo cidadão e não apenas o uso da camisinha. Serão passadas informações para a população sobre a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que são as tecnologias em uso no mundo, segundo informou o gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana.
“Quando um preservativo rompe, tem como ser feita a prevenção para diminuir o risco de infecção, a partir do uso da PEP, ou naquelas pessoas que, de um modo em geral, não querem usar camisinha por algum motivo e se expõem frequentemente aos riscos de contaminação. Neste caso, a indicação é a PrEP”, exemplificou Almir Santana.
O programa também irá trabalhar com a comunidade sergipana no Dezembro Vermelho a conscientização para a realização do teste rápido para o HIV e, para isso, irá utilizar a Unidade Móvel Fique Sabendo, serviço interrompido durante a pandemia. E já nesta quarta-feira, 1º, à tarde, estará no mirante da 13 de Julho, ofertando cerca de 70 testes rápidos para a população que por ali circula. A realização será por ordem de chegada.
No próximo dia cinco a Unidade Móvel estará levando o teste rápido à Orla, na altura da Cinelândia, segundo informou Almir Santana, destacando a cada ação serão disponibilizados 70 testes rápidos. No dia sete, a unidade estará no mercado central, levando a feirantes e consumidores a oportunidade de fazer a testagem do sangue para o HIV.
Neste 1º de dezembro, o programa ainda lança o jogo informativo sobre prevenção combinada, na Escola Acrísio Cruz. “É uma iniciativa pioneira no país, embora já tenhamos feito anteriormente um jogo sobre a Aids, e foi daí que veio a ideia para fazermos algo semelhante sobre a prevenção combinada. Esta é uma ação para ser trabalhada nas escolas e junto aos agentes comunitários de saúde”, completou Almir Santana.
A iluminação da sede administrativa da SES e do HUSE será vermelha durante todo o mês dezembro.
O post Campanha Dezembro Vermelho destaca a prevenção combinada do HIV/AIDS apareceu primeiro em Saúde.