A Central de Regulação de Urgência do Samu 192 Sergipe (CRU), em parceria com o Núcleo de Educação Permanente do do próprio Serviço Móvel de Urgência, levou instruções sobre primeiros socorros para Técnicos Assistenciais de Regulação Médica (TARM) e Rádio Operadores (RO) na manhã do último dia 28.
“Está sendo muito importante essas capacitações para que os TARMs e ROs tenham a noção do que eventualmente pode estar acontecendo do outro lado da linha. Com essa ação formativa, eles vão conseguir visualizar melhor a situação que eles registram como chamado diariamente, inclusive, sensibilizar para a urgência e o tempo de atendimento às vítimas”, compartilhou Luciana Prudente, que é gerente da Central de Regulação de Urgência (CRU).
A primeira capacitação com esse foco para os profissionais da Central aconteceu no dia 12 de Outubro e há a previsão de uma terceira turma a ser instruída, então, aproximadamente 50 profissionais passarão pelos treinamentos teórico-práticos. “O objetivo é trazer um conhecimento mais aprofundado da atividade de primeiros socorros, tendo em vista que, mesmo fazendo parte do Samu 192 Sergipe, não faz parte da natureza do trabalho deles a prática desses atendimentos. Porém, só o fato de vestir a farda do Samu faz com que a população cobre a intervenção deles quando eles estão fora do horário de serviço, então, começamos a capacitá-los trazendo noções básicas de primeiros socorros. Desse modo, acreditamos que estarão aptos para tomar as primeiras atitudes até que chegue uma equipe de intervenção, por isso, trabalhamos tanto a parte teórica quanto a simulação realística com uso dos nossos manequins”, explica o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Kelson Santos Rosário
O gerente falou ainda sobre as competências dessas duas funções dentro dos serviços do Samu 192 Sergipe. “Os TARMs e ROs são telefonistas qualificados que fazem o primeiro atendimento, a primeira abordagem colhendo informações sobre a natureza das ocorrências, endereços para que as equipes móveis cheguem com maior celeridade, após o acolhimento desses profissionais, a ligação é transferida para um médico regulador. Os Rádio Operadores tem como principal função acionar as equipes de intervenção via rádio ou via telefone, na verdade, temos um corpo de profissionais que se revezam nas duas funções que são de extrema importância dentro da central de regulação”, destaca Kelson.
O post Cerca de 50 profissionais da Central de Regulação de Urgências do SAMU 192 Sergipe recebem capacitação em primeiros socorros apareceu primeiro em Saúde.