O trabalho “Educação Permanente no SUS em Sergipe: A experiência do Curso EAD ‘Novo Coronavírus – Covid-19 para ACS e ACE’”, realizado por profissionais da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), está entre os três trabalhos da ESP-SE selecionados para ser apresentado no 15º Congresso Nacional da Rede Unida, que acontecerá a partir desta quinta-feira, 16, até o próximo dia 19 de junho, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, no formato híbrido – presencial e virtual.
O trabalho relata a experiência desenvolvida pela Coordenação de Educação Profissional (CEPRO) da ESP-SE/Funesa, que teve como ponto de partida o cenário apresentado pela crise instalada devido à covid-19 no Estado de Sergipe. A produção é da autoria da analista educacional da Coordenação de Educação Profissional da ESP-SE/Funesa, profª MSc. Flávia Tenório, do especialista em Política e Educação em Saúde da Coordenação de Educação Profissional da ESP-SE/Funesa, Francisco de Santana, e da coordenadora de Educação Profissional da ESP-SE/Funesa, Rosyanne Vasconcelos.
De acordo com os autores, o curso foi criado com o objetivo de oferecer conhecimentos sobre o tema da covid-19, baseado nas metodologias ativas de aprendizagem, a fim de contribuir com reflexões para melhoria no processo de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), no contexto da pandemia. “O curso foi ofertado na modalidade da Educação à Distância (EaD), em um formato autoinstrucional, de modo que os cursistas tivessem acesso aos materiais e conteúdos, de acordo com seu ritmo de aprendizagem e sua disponibilidade de tempo”, explicou a analista educacional Flávia Tenório.
Também orientado pelas diretrizes da Política de Educação Permanente em Saúde, foram mapeados os conteúdos necessários a serem discutidos na formação, baseados na realidade dos profissionais ACS e ACE, e no enfrentamento à pandemia. Para esse levantamento, foi aplicado um questionário por meio da ferramenta do “Google Forms”.
Desenvolvido por meio da plataforma Moodle da Funesa, o curso pautou-se em metodologias ativas de aprendizagem, com ênfase no exercício do “Arco de Charles Maguerez”: 1. Observação da realidade (situação de aprendizagem); 2. Identificação dos pontos-chave (questões norteadoras); 3. Teorização (texto de apoio); 4. Hipótese de solução (questionário); 5. Aplicação à realidade (exercício prático).
Quatro módulos compõem a capacitação: Módulo 1 – Identificação e manejo dos Casos de COVID-19; Módulo 2 – Cuidado aos grupos de risco no contexto da COVID-19; Módulo 3 – Medidas de Biossegurança durante a visita domiciliar em tempo de pandemia; Módulo 4 – Comunicação e informação: abordagem junto aos usuários.
Contribuições para o SUS
A Escola de Saúde Pública de Sergipe entende que faz-se necessário investir em processos de qualificação, no âmbito do SUS, mediados por tecnologias digitais, fundamentado nas metodologias ativas de ensino, enquanto uma potente estratégia para dialogar com as necessidades de aprendizagem dos trabalhadores inseridos nos serviços de saúde, na perspectiva de colaborar com as melhorias das práticas desses profissionais, a fim de instituir um melhor cuidado aos usuários atendidos no SUS Sergipe.
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