Ministério da Saúde e Fiocruz capacitam profissionais da Saúde de Sergipe em epidemiologia de campo

Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizaram, nesta terça-feira, 26, visita a moradores da zona sul de Aracaju, para aplicarem questionário sobre os conhecimentos gerais, práticas e atitudes dos moradores em relação à Covid-19. A ação aconteceu, no bairro Farolândia, em Aracaju.

A atividade faz parte do Curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS – EpiSUS, promovido pelo Ministério da Saúde e Fiocruz. A capacitação iniciou em março de 2021 de forma remota, e nesta semana ocorre em fase presencial.

O foco principal da especialização em epidemiologia aplicada aos serviços do SUS – EpiSUS é a identificação e levantamento de um problema de saúde local, cuja resposta deverá ser elaborada por meio de projeto aplicado a ser desenvolvido em grupo.

“As entrevistas são para que possamos entender como são as atitudes, conhecimento e práticas da população em relação às medidas de prevenção da Covid-19. Esse curso tem duração de oito meses, onde eles terão o título de especialista em Epidemiologia de Campo”, disse a coordenadora de campo da Fiocruz, Deise Santos.

“Hoje foi um dia muito importante, pois, toda equipe em campo conseguiu aplicar os questionários na população sobre atitudes, conhecimentos e práticas relacionadas à Covid-19. A análise desses dados nos dará um perfil daquela população e poderá trazer aos gestores e universidade, quais pontos precisam ser mais trabalhados na população. É claro que a gente já pode perceber que a os moradores entrevistados têm conhecimento sobre a doença, a prevenção e que se mostram bastantes receptivos quanto as vacinas para o controle da pandemia”, explica o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio.

O post Ministério da Saúde e Fiocruz capacitam profissionais da Saúde de Sergipe em epidemiologia de campo apareceu primeiro em Saúde.