Plano de Capacidade Plena do HUSE prevê medidas e ações para aprimorar o atendimento e gerenciar casos de superlotação

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho-HUSE implementa o Plano de Capacidade Plena (PCP), que prevê ações coordenadas e integradas entre os setores do maior hospital público de Sergipe, previstos para serem postos em prática em caso de superlotação. O plano foi criado a partir de uma das ferramentas do projeto Lean nas Emergências, desenvolvido em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, por meio do Ministério da Saúde. E na manhã desta quarta-feira, 24, o hospital avançou  na implantação, com a 8ª visita presencial dos consultores do projeto.

Para um dos consultores do Lean, o médico do Hospital Sírio Libanês, Emerson Medeiros, a superlotação dos serviços de urgência e emergência é uma realidade nos hospitais, inclusive em países desenvolvidos e, no Brasil, até o ano de 2017 não se tinha uma metodologia específica para fazer um combate à superlotação. “É importante, por exemplo, mensurar os fatores como espera, média de permanência do paciente no hospital, tempo, recursos e giro de leitos. São essas ferramentas de trabalho que passam a dar suporte ao Huse, esse projeto veio justamente atender e customizar uma resposta, para que ele consiga se tornar um hospital de pronto atendimento”, disse.

Para sua implementação, as visitas dos consultores ao hospital ocorre a cada 15 dias, dois dias por semana, seguindo as etapas, e já foram realizados o diagnóstico operacional, treinamento com a equipe do Huse em São Paulo sobre gestão avançada de serviços de urgência para lideranças, sendo que os demais encontros acontecem na própria unidade de saúde. Conjuntamente está sendo desenvolvido um plano de ação personalizado, de acordo com os levantamentos que foram desenhados pelas equipes do Huse.

Para o Superintendente do Huse, Walter Pinheiro, a adoção do PCP significa a quebra de paradigmas no funcionamento da unidade, pois indica ações a serem seguidas, como distribuição de tarefas e check-list necessários para as tomadas de decisões que podem fazer toda a diferença.

“Essa metodologia resulta em um trabalho muito mais humanizado para o paciente e aos profissionais novos hábitos de rotina, promovendo a integração com os setores do hospital, otimizando os recursos disponíveis. O projeto também engloba o protocolo de capacidade plena, daily huddle – reuniões de equipe diárias de 10 minutos — e estratégias de fluxo, melhorias de processo que gerem aumento de eficiência em diversos setores, como Centro Cirúrgico, Unidades de Internação e Pronto Socorro”, afirmou.

Lean

O Lean nas Emergências — Em tradução livre, lean quer dizer “enxuto”. A Filosofia Lean consiste em uma metodologia de gestão que otimiza custos e reduz o tempo e os desperdícios de uma empresa. Surgiu no Japão após a 2ª Guerra Mundial, criado pelo engenheiro de produção, Taiichi Ohno. Sendo adaptado e aplicado ao serviço público com a utilização dos recursos de maneira eficiente, voltada aos resultados com o envolvimento das equipes, com estratégias e princípios voltados à satisfação dos usuários dos serviços públicos.

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